Dinâmica do crescimento do meloeiro rendilhado ‘Fantasy’ cultivado em substrato sob ambiente protegido

Autores

  • Danilo Mesquita Melo Universidade Estadual Paulista
  • Hamilton César de Oliveira Charlo Instituto Federal do triângulo Mineiro
  • Renata Castoldi Universidade Estadual Paulista
  • Leila Trevisan Braz Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n2p19

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n2p19

Sistemas de cultivo em substrato têm sido utilizados por grande parte dos produtores de hortaliças. No entanto, ainda é necessária a obtenção de conhecimentos específicos sobre o desempenho das plantas nesses sistemas, possibilitando, assim, maior eficiência no cultivo. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o crescimento do meloeiro rendilhado ‘Fantasy’ cultivado em substrato em ambiente protegido. As plantas foram cultivadas em vasos preenchidos com substrato contendo uma mistura de areia e casca de amendoim em partes iguais. A irrigação foi realizada por gotejamento com solução nutritiva recomendada para a cultura em cultivo hidropônico. Foi determinada a dinâmica de crescimento da cultura avaliando-se o número de folhas, massa seca das folhas (g), do caule (g) e dos frutos (g). Foram calculadas as taxas de crescimento absoluto da cultura; taxa de crescimento relativo; taxa assimilatória líquida; área foliar específica; razão de massa foliar; razão de massa de frutos; e razão de área foliar. Na colheita, foi avaliada a produção e qualidade dos frutos. De acordo com os resultados, verificou-se que os frutos foram responsáveis pela maior porcentagem de matéria seca acumulada na planta. As taxas de crescimento das plantas são decrescentes, principalmente, após a fase de frutificação.

Biografia do Autor

Danilo Mesquita Melo, Universidade Estadual Paulista

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural da Amazônia, em Belém-PA, onde atuou como bolsista de iniciação científica por três anos consecutivos e como monitor da disciplina de Olericultura. Possui o título de Mestre em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista, campus de Jaboticabal (FCAV-UNESP), e está concluindo o doutorado em Agronomia (Produção vegetal) pela mesma instituição. Na FCAV-UNESP, desenvolveu e participou de inúmeros projetos de pesquisa e extensão com financiamento oriundos de agências de fomento, orientou estudantes de graduação em seus respectivos projetos de iniciação científica e extensão, foi membro de conselhos e órgãos colegiados pertencentes ao campus, entre outras atividades. Na cidade de Jaboticabal, também foi professor do curso de Horticultura para pessoas com necessidades especiais da APAE, a qual, em parceria com a FCAV-UNESP, desenvolve importantes projetos de caráter social. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal Rural da Amazônia, campus de Parauapebas-PA, ministrando disciplinas que compreendem a área de Fitotecnia. Atua especialmente na área de Horticultura, concentrando suas atividades em cultivo protegido de hortaliças; cultivo sem solo, principalmente em sistema hidropônico NFT e substratos; nutrição e adubação de hortaliças, genética e melhoramento de hortaliças, fisiologia do crescimento vegetal, entre outros.

Hamilton César de Oliveira Charlo, Instituto Federal do triângulo Mineiro

Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), obteve os títulos de Mestre (2008) e Doutor (2010) em Agronomia, área de concentração em Produção Vegetal, pela mesma Universidade. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Tem experiência em fisiologia da produção de hortaliças, melhoramento genético de hortaliças e produção de hortaliças em substrato.

Renata Castoldi, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), onde foi bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) com o projeto de pesquisa intitulado "Desempenho de sete genótipos de soja-hortaliça em Jaboticabal-SP", e onde realizou diversas atividades de pesquisa, ensino e extensão. Em março de 2006 ingressou no curso de mestrado em Agronomia - Produção Vegetal, da mesma Universidade e durante 24 meses desenvolveu o projeto da dissertação, como bolsista da FAPESP, além de outros trabalhos com hortaliças. Em março de 2008 ingressou no curso de doutorado pelo mesmo Programa e Universidade, onde foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo que durante 35 meses desenvolveu a tese intitulada "Ocorrência de raças de Bremia lactucae no Estado de São Paulo no triênio 2008 - 2010, e desenvolvimento de linhagens de alface crespa resistentes", recebendo o título de Doutora em Agronomia - Produção Vegetal, em fevereiro de 2011.

Leila Trevisan Braz, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1978), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1982) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de fitotecnica e melhoramento genético de hortaliças, atuando principalmente com as seguintes culturas: melão rendilhado, pimentão, alface, cenoura, cebola, soja hortaliça e tomate. Atua nas áreas de adaptabilidade e estabilidade de cultivares, técnicas alternativas no controle de nematoides de galha (enxertia de hortaliças e cultivo em substratos), resistência a doenças e nematoide.

Downloads

Publicado

2014-02-10

Edição

Seção

Artigos