Novos registros de Asopinae (Pentatomidae) predadores de lagartas Nystalea nyseus (Cramer, 1775) (Lepidoptera: Notodontidae)

Autores

  • Iris Cristiane Magistrali Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
  • Ervandil Corrêa Costa Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Leonardo Mortari Machado Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Janaína Da Nadai Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n2p209

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n2p209

Lagartas desfolhadoras são importantes insetos pragas em plantações florestais. O objetivo deste trabalho foi registrar a ocorrência de percevejos predadores em surtos de Nystalea nyseus em plantações de eucalipto. O estudo foi realizado em uma plantação seminal de Eucalyptus saligna Smith localizada no município de São Sepé, Rio Grande do Sul. Uma inspeção visual foi realizada para coletar os potenciais predadores. As espécies predadoras de N. nyseus: Podisus nigrispinus, Brontocoris tabidus e Alcaeorrhynchus grandis todas pertencentes à ordem Heteroptera e família Pentatomidae foram registradas. Isso pode indicar a possibilidade de controle biológico aplicado com esses percevejos predadores em surtos de N. nyseus.

Biografia do Autor

Iris Cristiane Magistrali, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Possui graduação em Engenharia Florestal, mestrado em Engenharia Florestal. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: insetos, pragas florestais, formigas cortadeiras. Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Ervandil Corrêa Costa, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

ERVANDIL CORRÊA COSTA concluiu o curso de Agronomia em 1966 na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em 1976 defendeu a dissertação de Mestrado em Fitotecnia, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (UFRGS) e concluiu o doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1986. Em 2006 graduou-se em Direito no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Em 2009, conclui o Mestrado em Integração Latino-Americana na UFSM. Atualmente é doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA). É Professor no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, já atuou como vice-coordenador , onde ministra disciplinas e orientações. 

Leonardo Mortari Machado, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Proteção Florestal

Janaína Da Nadai, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso. 
Av. Alexandre Ferronato, 1200
Setor Industrial
CEP 78550-000,  Sinop, MT - Brasil

Downloads

Publicado

2014-02-10

Edição

Seção

Comunicações Breves