Influência dos processos de recuperação do solo após mineração de carvão sobre a mesofauna edáfica em Lauro Müller, Santa Catarina, Brasil

Autores

  • Luís Carlos Iuñes Oliveira Filho
  • Dilmar Baretta Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Julio Cesar Pires Santos Centro de Ciências Agroveterinárias,

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n2p69

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n2p69

A degradação do solo devido às atividades antrópicas reduz a densidade e diversidade da fauna edáfica, além de influenciar no processo de decomposição da matéria orgânica. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da recuperação do solo após a mineração de carvão sobre os grupos da fauna edáfica ao longo do tempo, usando a mata como controle na região de Lauro Müller-SC. Foram utilizadas três áreas antropizadas, duas que passaram por processo de construção do solo após a mineração de carvão (Mina A3 e Mina A5), uma de campo naturalizado e mata nativa usada como controle. A fauna do solo foi coletada utilizando-se um cilindro metálico de 17 cm de diâmetro, com profundidade de 5 cm, e a extração realizada pelo método de Berlese modificado, seguido da identificação dos organismos. A densidade e a riqueza de grupos foram submetidas à análise de variância. Também se realizou uma análise multivariada dos dados para diferenciação das áreas por meio da análise de curva de resposta principal (PRC). No total foram encontrados 19 táxons, sendo que Acari, Collembola e Formicidae apresentaram as maiores densidades. A PRC evidenciou diferenças entre a mata nativa e pelo menos uma das áreas estudadas em todas as épocas.

Biografia do Autor

Luís Carlos Iuñes Oliveira Filho

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2006), mestrado em Ciências (área de concentração em Solos) pela Universidade Federal de Pelotas (2009) e doutorado em Manejo do Solo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2013). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Biologia do Solo, Ecotoxicologia terrestre, serviços do ecossistema, vermicompostagem, floricultura, olericultura. 

Dilmar Baretta, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduou-se em Agronomia pelo CAV/UDESC, em Lages, SC (dezembro de 2001). Concluiu o Mestrado em Agronomia (Ciência do Solo) pelo CAV/UDESC, em Lages, SC (2002-2003= 19 meses). Obteve o título de Doutor em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela ESALQ/USP (2007) e Doutorado-Sanduíche (2006-2007) via CNPq na Universidade de Rouen França). Atualmente consultor ad hoc de sete revistas científicas, a maioria Qualis A na área de Agronomia e Zootecnia, FAPESC, CAPES, CNPq e Empresas Privadas. Publicou vários artigos em revistas QUALIS A e + de 90 resumos (a maioria expandidos) em congressos nacionais e internacionais. Atualmente é Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do CEO/UDESC.

Julio Cesar Pires Santos, Centro de Ciências Agroveterinárias,

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1981), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1993) e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas - Escola Superior de Agricultura Luis de Queiróz / USP(1998). É professor da Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Biologia e Bioquímica do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Fixação de Nitrogênio em Feijão, Diversidade de Rhizobium e Fauna do Solo.

Downloads

Publicado

2014-02-18

Edição

Seção

Artigos