Classes de comprimento e descrição histológica das gônadas de Diplodon ellipticus (Wagner, 1827) (Mollusca, Bivalvia, Hyriidae) em um lago artificial, Morretes, Paraná, Brasil

Autores

  • Ana Aparecida Nogueira Meyer Universidade Positivo
  • Edinalva Oliveira Universidade Positivo
  • Tissiane Teixeira Budach Sem vínculo institucional
  • Jessica Aparecida Viesser Sem vínculo institucional

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n3p81

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a frequência por classes de comprimento e a organização histológica das gônadas de Diplodon ellipticus em um lago artificial localizado no município de Morretes-PR. Foram realizadas seis campanhas amostrais bimestrais no período de julho de 2009 a maio 2010, com captura de 150 espécimes. O comprimento total das conchas foi medido para determinação das frequências de classes de comprimento e foi realizada análise da presença de marsúpios nas brânquias. A determinação do sexo foi realizada por meio da análise histológica de secções transversais da massa visceral. Foram registradas oito classes de comprimento, com intervalo de 9 mm, e a classe modal variou entre 50 a 59 mm. A população é predominantemente dioica, com ocorrência de espécimes hermafroditas em baixa frequência. Marsúpios foram registrados em fêmeas (86%) em todas as coletas amostrais e em dois exemplares hermafroditas. Análises histológicas demonstraram que a espermatogênese e ovogênese ocorrem ao longo do ano, indicando que D. ellipticusapresenta uma estratégia que proporciona uma reprodução contínua, com picos de liberação de gloquídios.

 

Biografia do Autor

Ana Aparecida Nogueira Meyer, Universidade Positivo

Graduaçãoem Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1992) e mestrado emBiologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná (1996).Professora, adjunto, da Universidade Positivo, nas áreas de Biologia celular,Histologia e Embriologia. Atua nas áreas de: Ecologia, histologia ehistopatologia de organismos aquáticos.

Edinalva Oliveira, Universidade Positivo

Doutorado em Ciências Biológicas - Área de Concentração Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (2000), graduação em Licenciatura Curta em Ciências (1988), Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (1992), Mestrado em Ciências Biológicas - Área de Concentração Zoologia (1994). Professor titular da UNIVERSIDADE POSITIVO. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Ecologia de Comunidades, Biomonitoramento de Macroinvertebrados.

Tissiane Teixeira Budach, Sem vínculo institucional

Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Positivo (UP 2012). Iniciação Científica na área de Ecologia e Histologia de bivalves límnicos.

Jessica Aparecida Viesser, Sem vínculo institucional

Mestrando em Biotecnologia Industrial e Técnica de Nível Superior na área de Ciências Biológicas da Universidade Positivo. Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Positivo (2012)

Downloads

Publicado

2014-05-14

Edição

Seção

Artigos