Riqueza de dipterofauna associada à matéria orgânica em decomposição em fragmentos de Floresta Estacional Semidecidual no sul de Goiás

Autores

  • José Eduardo Neto de Sousa Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-GO
  • Lucas Silva de Faria Universidade Federal de Uberlândia
  • Julio Mendes Universidade Federal de Uberlândia
  • Narcisa Silva Soares Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-GO

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n4p73

Resumo

A diversidade de Diptera foi estudada em quatro fragmentos de floresta estacional semidecidual no sul de Goiás. A riqueza das famílias Muscidae, Calliphoridae e Sarcophagidae foi analisada. Os insetos foram coletados bimestralmente durante um ano por meio de armadilhas com iscas em decomposição. As armadilhas foram mantidas durante cinco dias nos fragmentos. Um total de 1.956 indivíduos pertencentes a 13 famílias foram coletados. Foram identificadas 29 espécies pertencentes às principais famílias. Muscidae mostrou maior abundância enquanto Sarcophagidae apresentou maior número de espécies. Houve um novo registro da espécie Philornis schildi Dodge, 1963 (Muscidae) no território brasileiro. Estes dados reforçam a importância da preservação dessas áreas e novos estudos para melhorar o conhecimento da biodiversidade associada a estes fragmentos. Esta informação também pode ser útil em futuros estudos sobre o impacto da ação humana sobre a fauna de insetos associados a este ambiente.

Biografia do Autor

José Eduardo Neto de Sousa, Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-GO

Biólogo e especiaista em Gerenciamento Ambiental pelo Instituto Luterano Superior de Itumbiara-GO. Atualmente mestrando em Imunologia e Parasitologia Aplicadas da Univerdade Federal de Uberlândia.

Lucas Silva de Faria, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (2010) , graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (2011) e mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (2013) . Tem experiência na área de Parasitologia , com ênfase em Entomologia Forense.

Julio Mendes, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1988), mestrado em Parasitologia pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Parasitologia pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia Médica e Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia epidemiologia e controle de insetos de importância médica e veterinária.

Narcisa Silva Soares, Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-GO

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia (2002 e 2003), mestrado em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia (2005) e doutorado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia (2012). Atualmente é coordenadora do CIEP/ILES/ULBRA - Comitê Interno de Ética em Pesquisa do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara; coordenadora do curso de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (ILES/ULBRA); coordenadora de projetos extensionistas e pesquisadora com alunos bolsistas do CNPq (chamada 25/2011 e 50/2012) do ILES/ULBRA; membro representante do ILES/ULBRA no Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente de Itumbiara-GO. Tem experiência na área de Ecologia com ênfase em entomologia, com os temas: formigas, fragmentação de habitat, assimetria flutuante e ensino.

Downloads

Publicado

2014-08-12

Edição

Seção

Artigos