Primeiro registro da rã-das-corredeiras Hylodes heyeri (Anura, Hylodidae) para o estado de Santa Catarina, sul do Brasil e comparação acústica com a espécie críptica Hylodes perplicatus (Anura, Hylodidae)

Autores

  • Juliane Petry de Carli Monteiro Hori Consultoria Ambiental
  • Estevão Jasper Comitti Universidade da Região de Joinville
  • Rodrigo Lingnau Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n4p93

Resumo

Realizamos o primeiro registro da rã-das-corredeiras Hylodes heyeri para o estado de Santa Catarina, sul do Brasil, conhecida anteriormente de localidades ao longo da Mata Atlântica somente nos estados de São Paulo e Paraná. Devido à sua semelhança morfológica e por agora poderem ser encontradas em simpatria, nós também efetuamos uma comparação acústica entre os cantos de anúncio de H. heyeri e H. perplicatus. Há uma maior variação na duração do canto de ambas as espécies, do que consta na literatura, provavelmente relacionada à variação na temperatura do ar. Para distinguir as duas espécies, além das diferenças nas frequências dominantes, um parâmetro temporal que pode ser utilizado é o intervalo entre as notas, porém não a duração do canto devido à influência da temperatura do ar. Essas descobertas reforçam a urgência de mais atividades de campo para o aumento do conhecimento sobre a distribuição geográfica de anuros, sua conservação e chamamos a atenção para a importância de análises acústicas detalhadas para distinguir espécies crípticas.


Biografia do Autor

Juliane Petry de Carli Monteiro, Hori Consultoria Ambiental

Possui graduação em Biologia Marinha pela Universidade da Região de Joinville (2011). Atualmente segue a linha de conhecimento da herpetofauna. Possui participação no atual projeto PAN-Sul (RAN-ICMBio) para espécies ameaçadas da herpetofauna do sul. Atuando também como consultora ambiental.

Estevão Jasper Comitti, Universidade da Região de Joinville

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região de Joinville (2005). Atualmente é técnico administrativo da Universidade da Região de Joinville. Tem experiência na área de Zoologia, principalmente mamíferos terrestres e anfíbios da região de Joinville, nordeste de Santa Catarina.

Rodrigo Lingnau, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (2000), mestrado em Biologia Área de Concentração Ecologia pela Universidade Federal de Goiás (2003) e doutorado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Francisco Beltrão onde atua na graduação no curso de Engenharia Ambiental, além de atuar como docente permanente no Mestrado em Desenvolvimento Regional na UTFPR Campus Pato Branco. Atua como revisor em diversos periódicos nacionais e internacionais, tais como: Biological Journal of the Linnean Society, Bioacoustics, Herpetological Journal, Revista CEPSUL - Biodiversidade e Conservação Marinha, Zootaxa, South American Journal of Herpetology, Biota Neotropica, Biotemas, entre outras; além de eventuais pareceres para órgãos de fomento como Fundação Araucária e FAPESC. É colaborador do ICMBIO em assuntos ligados ao Plano de Ação Nacional (PAN) para conservação de répteis e anfíbios ameaçados da região sul do Brasil, e na definição do estado de conservação dos anfíbios na região sul do Brasil.

Publicado

2014-08-28

Edição

Seção

Artigos