Fitotoxicidade e fracionamento biodirigido dos extratos de cascas de Blepharocalyx salicifolius Kuth O. Berg (Myrtaceae)

Autores

  • Eduardo Habermann Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Viviane de Cassia Pereira UFSCar
  • Maristela Imatomi UFSCar
  • Flávia Cevithereza Pontes UFSCar
  • Sonia Cristina Juliano Gualtieri Professora titular

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2015v28n1p37

Resumo

Este estudo teve por objetivo avaliar a fitotoxicidade de extratos e frações de cascas de Blepharocalyx salicifolius sobre o alongamento de coleóptilos estiolados de Triticum aestivum (trigo). Os extratos hexânico (Hx), acetato etílico (AcOET) e aquoso (H2O) foram obtidos por meio de extração exaustiva com CH2Cl2/CH3OH e posterior fracionamento em cromatografia por coeficiente de partição. Os extratos AcOET e Hx foram fracionados por cromatografia em coluna com a utilização de solventes orgânicos em ordem crescente de polaridade, originando sete frações hexânicas e seis frações acetato etílicas. Posteriormente, as frações Hx1 e Hx5 foram subfracionadas por cromatografia em coluna. Os extratos AcOET e Hx inibiram o alongamento dos coleóptilos. Quatro frações acetato etílicas inibiram o alongamento dos coleóptilos em todas as concentrações. Cinco frações hexânicas inibiram o alongamento dos coleóptilos, as frações Hx1 e Hx5 apresentaram efeitos fitotóxicos equivalentes ou superiores aos observados pelo herbicida GOAL® nas mesmas concentrações. Todas as subfrações obtidas por meio do fracionamento da Hx1 inibiram o alongamento dos coleóptilos. Seis frações obtidas por meio do fracionamento da Hx5 inibiram o alongamento dos coleóptilos em todas as concentrações. Este estudo comprova a fitotoxicidade dos extratos de cascas de B. salicifolius, proporcionando indicativos de que estes possam atuar como promissores herbicidas naturais.

Biografia do Autor

Eduardo Habermann, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, campus São Carlos

Viviane de Cassia Pereira, UFSCar

Ecóloga, Mestre em Ecologia e Recursos Naturais.

Maristela Imatomi, UFSCar

Bióloga, Mestre e doutora em Ecologia e Recursos Naturais.

Flávia Cevithereza Pontes, UFSCar

Bióloga, Mestranda em Ecologia e Recursos Naturais

Sonia Cristina Juliano Gualtieri, Professora titular

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1979), graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1979), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1984) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1988). 

Downloads

Publicado

2014-10-18

Edição

Seção

Artigos