Novos registros e descrição dos padrões microestruturais do pelo-guarda de Conepatus chinga (Molina, 1782) (Carnivora, Mephitidae) para os estados do Paraná e Santa Catarina, Sul do Brasil

Autores

  • Sérgio Bazilio Universidade Estadual do Paraná-Campus União da Vitória
  • Elvira de Bastiani Universidade Estadual do Paraná-Campus União da Vitória
  • Claudia Golec Universidade Estadual do Paraná-Campus União da Vitória

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2015v28n1p79

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar novos registros de Conepatus chinga para os estados do Paraná e Santa Catarina, na região Sul do Brasil, contribuindo para aumentar o conhecimento sobre sua distribuição, além de descrever os padrões microestruturais de seu pelo-guarda. Foram encontrados três espécimes atropelados nas margens da rodovia BR-280, sendo dois no município de Palmas, no Paraná, e um no município de Abelardo Luz, em Santa Catarina. Para a descrição do padrão cuticular e medular dos pelos-guarda, foram confeccionadas 60 lâminas. Conepatus chinga apresenta um padrão cuticular ondeado transversal e um padrão medular anisocélico. A descrição dos padrões microestruturais de C. chinga facilita a realização de estudos relacionados à sua ecologia, ampliando as chances de identificação de pelos encontrados em amostras de fezes de carnívoros em estudos mastofaunísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Bazilio, Universidade Estadual do Paraná-Campus União da Vitória

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1992), mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (1997) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus de União da Vitória. Tem experiência na área de Zoologia, Ecologia com ênfase em Levantamento de Fauna, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, saúde ambiental, rppn, mastofauna, recursos hídricos e qualidade ambiental.

Elvira de Bastiani, Universidade Estadual do Paraná-Campus União da Vitória

Graduanda do curso de Ciências Biológicas, atualmente é bolsista de IC, auxiliando em consultoria ambiental para empresas privadas. Atua na área de Mastozoologia, desenvolvendo pesquisas com levantamentos de mastofauna, comportamento animal e avifauna.

Claudia Golec, Universidade Estadual do Paraná-Campus União da Vitória

Formação em Ciências Biológicas (2009-2012) pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória - FAFIUV. Possui experiência na área de Zoologia, em levantamentos de mastofauna e aplicação da tricologia na dieta de carnívoros. Atualmente desenvolvendo trabalhos avifaunísticos, com ênfase em biologia reprodutiva, comportamento e conservação.

Downloads

Publicado

2014-12-29

Edição

Seção

Artigos