Levantamento taxonômico e caracterização do hábitat de insetos aquáticos em Unidades de Conservação de uma ilha subtropical

Autores

  • Jéssica da Rosa Pires Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leonardo Kleba Lisboa Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Aurea Luiza Lemes da Silva Universidade de Brasília
  • Mauricio Mello Petrucio Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Emilia Siegloch Universidade do Planalto Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2015v28n3p57

Resumo

Inventários taxonômicos são a base de diversos estudos ecológicos e possibilitam conhecer melhor a biodiversidade local e regional. O objetivo deste trabalho foi inventariar a fauna de insetos aquáticos de uma ilha subtropical, bem como gerar informações sobre os hábitats utilizados pelos táxons encontrados. Foram selecionadas duas regiões em bom estado de conservação na Ilha de Santa Catarina, estado de Santa Catarina (SC), o Parque Municipal da Lagoa do Peri e a Unidade de Conservação Ambiental Desterro. Os invertebrados aquáticos foram coletados com amostrador de Surber (em ambiente lótico) e draga de Eckman-Birge (ambiente lêntico) entre 2009 e 2012. Foram encontrados 60 táxons compreendidos em oito ordens taxonômicas. Com isso, foram realizados 19 novos registros de famílias de insetos aquáticos para SC. Nos locais deste estudo não foram observadas 13 das famílias já conhecidas para SC, conforme comparativo com artigos publicados até julho/2014. Quanto ao hábitat, a riqueza diferiu entre os tipos de habitats amostrados, com riqueza menor no substrato “areia”. O estudo representa uma importante contribuição para o conhecimento de insetos aquáticos no estado de Santa Catarina, especialmente para a biodiversidade de ilhas.

Biografia do Autor

Jéssica da Rosa Pires, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente realiza atividades de extensão e apoio técnico no Laboratório de Ecologia de Águas Continentais, ECZ, CCB, UFSC, sob orientação do professor Dr. Mauricio Mello Petrucio, desenvolvendo projetos na área de ecologia com diversidade de organismos e processos ecológicos em ambientes aquáticos continentais. É bolsista de extensão e colabora com outros projetos do laboratório, além de realizar pesquisa sobre a influência de macrófitas aquáticas em processos ecológicos de uma lagoa costeira subtropical e prestar assessoria em monitoramento de qualidade de água.

Leonardo Kleba Lisboa, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Biólogo, formado em Ciências Biológicas (UFSC), com mestrado em Biologia Vegetal (UFSC) e doutorando em Ecologia e Evolução (UERJ). Tem experiência em pesquisas ecológicas, com foco principal em ecologia de riachos de Mata Atlântica. Desenvolveu pesquisas com comunidade de macroinvertebrados aquáticos, vegetação ripária e estrutura trófica e dinâmica do carbono em riachos (atual). Faz parte do Laboratório de Ecologia de Rios e Córregos (LERC) da UERJ, RJ, e atua como colaborador no Laboratório de Ecologia de Águas Continentais (LIMNOS) da UFSC, SC. Tem experiência como consultor ambiental na área de monitoramento aquático. 

Aurea Luiza Lemes da Silva, Universidade de Brasília

Bióloga formada pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, MS e Mestre em Ecologia (2010) pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia da Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ecologia, da Universidade de Brasília (UnB). Desenvolve projetos no Laboratório de Limnologia (UnB) e Ecologia de águas continentais (UFSC). Enfoque atual: Estudos avaliando a dinâmica da matéria orgânica e os processos de decomposição em riachos no sul do Brasil e a relação dos invertebrados aquáticos e micro-organismos neste processo. 

Mauricio Mello Petrucio, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharel em Ecologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ecologia e Zoologia, Centro de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Limnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Conservação e Gestão de Recursos Hidricos, Ecologia de Águas Continentais, Ciclagem de Nutrientes (com ênfase no ciclo do carbono) e Fluxo de Energia.

Ana Emilia Siegloch, Universidade do Planalto Catarinense

possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), mestrado e doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2006 e 2010, respectivamente) e pós-doutorado em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina com bolsa oriunda do CNPq/CTHidro entre 2010 e 2011 e pós-doutorado no mesmo programa e instituição com bolsa oriunda do Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/ CAPES entre 2011 e 2012. Atualmente é professora da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC. Tem experiência na área de entomologia e ecologia de comunidades, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade da ordem Ephemeroptera, ecologia de insetos aquáticos e avaliação da integridade do ecossistema de água doce através de indicadores biológicos e processos ecológicos. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2015-06-09

Edição

Seção

Artigos