A família Passiloraceae na APA Serra Branca/Raso da Catarina, Jeremoabo, Bahia, Brasil

Autores

  • Jéssica Vieira dos Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Teonildes Sacramento Nunes Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Adilva de Souza Conceicao Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2016v29n1p11

Resumo

Este trabalho apresenta o levantamento lorístico da família Passiloraceae na APA Serra Branca/Raso da Catarina, localizada no município de Jeremoabo, Bahia. A família inclui cerca de 20 gêneros e 600 espécies, de distribuição pantropical. No Brasil, ocorrem quatro gêneros: Ancistrothyrsus, Dilkea, Mitostemma e Passilora, sendo o último o mais representativo. Para o bioma Caatinga são citadas 29 espécies, incluindo uma espécie de Mitostemma e as demais de Passilora. Os espécimes analisados foram coletados no período de agosto/2011 a fevereiro/2013, as análises foram complementadas com coleções herborizadas depositadas nos herbários: ALCB, HRB e HUEFS. Foram catalogadas quatro espécies do gênero Passilora: Passilora cincinnata, P. foetida, P. luetzelburgii e P. setacea. São apresentados comentários sobre morfologia e taxonomia, ilustrações, dados sobre distribuição geográica e fenologia, além de uma chave para os táxons estudados.

Biografia do Autor

Jéssica Vieira dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus VIII. Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Trabalhou como bolsista CNPq com o levantamento florístico das famílias Passifloraceae e Cactaceae na APA Serra Branca. Atualmente trabalha com o levantamento florístico de Malpighiaceae na Ecorregião Raso da Catarina, Bahia, Brasil.

Teonildes Sacramento Nunes, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1992), especialização em Administração Pública (1997), Sistemática de Angiospermas (1999), Técnicas de Herbário (1999). Concluiu mestrado em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002). Concluiu o doutorado no Programa de Pós-graduação da UEFS, em fevereiro de 2009. Professora do Governo do Estado da Bahia, e Analista Universitária (Bióloga) da Universidade Estadual de Feira de Santana, onde atua como técnica do herbário, responsável pela coleção científica, e desenvolve pesquisas na área de Sistemática e Florística do Semiárido, campo rupestre e mata atlântica, principalmente com as Passifloráceas.

Adilva de Souza Conceicao, Universidade do Estado da Bahia

Possui Pós-doutorado em Biologia Molecular Vegetal pela Universidade de Montréal (2014), Doutorado em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006), Mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (1997). Atualmente é professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Exerceu o cargo de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal (PPGBVeg/UNEB) e Membro do Comitê de ética em pesquisa da UNEB. Coordena o Centro de Pesquisa em Ecologia e Conservação da Natureza UNEB/Paulo Afonso. Participa como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal/UNEB e como Colaboradora dos Programas de Pós-Graduação em Botânica da UEFS e UFV. Orientou 6 dissertações de Mestrado como orientadora principal e 4 como coorientadora, 17 trabalhos de Iniciação Científica, 8 trabalhos de Conclusão de Curso Graduação e 18 trabalhos de aperfeiçoamento nas áreas Botânica.Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia e filogenia de Fanerógamos, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia de Caesalpinioideae, Biologia Molecular (filogenia e variabilidade genética) e Variabilidade Morfológica.

Downloads

Publicado

2016-02-05

Edição

Seção

Artigos