Regeneração natural do estrato arbustivo-arbóreo em área de Caatinga na Estação Ecológica do Seridó – RN, Brasil

Autores

  • Marcelo Silva de Lucena Universidade Federal de Campina Grande
  • Josuel Arcanjo da Silva Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Pato – PB, Brasil
  • Allyson Rocha Alves Universidade Federal Rural do Semiárido- UFERSA, Mossoró – RN, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2016v29n2p17

Resumo

Este trabalho objetivou avaliar a composição e a similaridade florística, o tipo de origem de regeneração e a influência de sistemas silviculturais sobre a diversidade e a densidade absoluta da regeneração do estrato arbustivo-arbóreo em duas áreas de Caatinga. A primeira encontra-se na Estação Ecológica do Seridó; a segunda, na Fazenda Pedro Cândido, ambas localizadas na cidade de Serra Negra do Norte, região do Seridó-RN. Utilizaram-se em cada área 16 subparcelas de 25 m2, em que foram incluídos indivíduos com CNB ? 6 cm e altura > 0,5 m. Estes foram classificados quanto ao tipo de origem de regeneração, se por sementes ou brotação de cepas. Calcularam-se os parâmetros frequência, densidade, diversidade de Shannon, Equabilidade de Pielou e Similaridade Jaccard. Foram amostrados 2112 indivíduos, pertencentes a 13 espécies, 11 gêneros e sete famílias. Os valores de densidade, Shannon e Pielou, nos dois anos, divergiram, considerando as duas áreas. A regeneração por sementes predominou nas duas localidades. Após 22 e 24 anos das intervenções silviculturais, verificou-se que não houve influência dos tratamentos sobre a densidade e diversidade florística.

Biografia do Autor

Marcelo Silva de Lucena, Universidade Federal de Campina Grande

Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestrando em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais área de Concentração  Recursos Florestais e Engenharia Florestal, do Centro de Saúde e Tecnologia Rural da Universidade Federal de Campina Grande.

Josuel Arcanjo da Silva, Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Pato – PB, Brasil

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1980) , mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1990) e doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2005) . Atualmente é Professor Associado - IV da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal , com ênfase em Manejo Florestal. Atuando principalmente nos seguintes temas: Florestas nativas, Caatinga, Fitossociologia, Mensuração florestal.

Allyson Rocha Alves, Universidade Federal Rural do Semiárido- UFERSA, Mossoró – RN, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2006), Mestrado em Ciências Florestais (2008), na área de Silvicultura e Doutorado em Ciências Florestais (2011) na área de Manejo Florestal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Atualmente professor Adjunto III da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró-RN e Professor Permanente do Mestrado em Ciências Florestais na Universidade Federal de Campina Grande, Patos/PB (PPGCF/CSTR/UFCG). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Manejo Florestal, Inventário Florestal, Dendrometria, Restauração Florestal e Recuperação de Áreas degradadas.

Downloads

Publicado

2016-05-11

Edição

Seção

Artigos