Booking.com®: um falso mega-termiteiro arbóreo como local incomum para nidificação do periquito-rei, Eupsittula aurea (Psittacidae)

Autores

  • Franco Leandro Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2016v29n4p69

Resumo

Áreas urbanas transformam as paisagens naturais em hábitats desafiadores para diversas espécies, por meio da eliminação e/ou substituição de recursos nativos, tais como cavidades naturais para espécies que nidificam em ocos. Este artigo descreve um sistema de refrigeração como um local incomum para a nidificação do periquito-rei Eupsittula aurea, na região Centro-Oeste do Brasil. Embora a nidificação não tenha sido efetiva, a escolha do local pode ser um reflexo das alterações ambientais que ocorrem no Cerrado.

 

Biografia do Autor

Franco Leandro Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é colaborador - IUCN/SSC Tortoise and Freshwater Turtle Specialist Group e Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de zoologia, ecologia, conservação e história natural de vertebrados em ambientes naturais e antrópicos.

Publicado

2016-12-07

Edição

Seção

Comunicações Breves