Controle do pulgão-preto (Aphis craccivora Koch) com extratos botânicos

Autores

  • Victor Emmanuel de Vasconcelos Gomes Universidade Federal do Ceará Av. Humberto Monte, s/n - Pici, Fortaleza - CE, 60440-593 https://orcid.org/0000-0002-4598-7983
  • Jefferson Auteliano Carvalho Dutra Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Itinga do Maranhão Av. Industrial, 510-764, Itinga do Maranhão - MA, 65939-000
  • Mirla Maria Mesquita Almeida Universidade Federal do Ceará Av. Humberto Monte, s/n - Pici, Fortaleza - CE, 60440-593

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2019v32n3p117

Resumo

Extratos botânicos de plantas brasileiras de caatinga têm um efeito inseticida potencial e acredita-se que extratos de Ziziphus joazeiro, Caesalpinia ferrea e Mimosa caesalpiniifolia exibam atividade inseticida contra Aphis craccivora (pulgão-preto). Este trabalho teve como objetivo avaliar diferentes extratos botânicos dessas plantas no controle de A. craccivora em plantas de feijão-caupi. O estudo foi realizado no Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal do Ceará, campus Pici, em Fortaleza, Ceará. Os tratamentos foram: água destilada; um inseticida botânico de eficiência comprovada, da Annona squamosa, na concentração de 0,5%; e extratos hidroalcoólicos, por dois tempos de armazenamento e concentrações de 5 e 2,5%, de diferentes partes das espécies vegetais. O delineamento de cada experimento foi em blocos casualizados, com vinte e seis tratamentos e cinco repetições. Para ambas as concentrações (5% e 2,5%), o tratamento que apresentou maior eficiência foi o extrato de Annona squamosa. Nas condições do experimento, os extratos botânicos possuem uma substância ativa que controla o pulgão.

 

Biografia do Autor

Victor Emmanuel de Vasconcelos Gomes, Universidade Federal do Ceará Av. Humberto Monte, s/n - Pici, Fortaleza - CE, 60440-593

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2017) e mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2019). Atualmente é bolsista da Universidade Federal do Ceará a nível de Doutorado. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia

Jefferson Auteliano Carvalho Dutra, Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Itinga do Maranhão Av. Industrial, 510-764, Itinga do Maranhão - MA, 65939-000

Graduando em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará. Ex-Integrante do Programa de Educação Tutorial - PET AGRONOMIA. Ex-Integrante do Laboratório de Investigação de Acidentes com Máquinas Agrícolas - LIMA. Ex-Monitor da disciplina de Mecanização Agrícola. Ex-Monitor da disciplina de Gênese e Morfologia do solo. Atualmente é monitor da disciplina de Comercialização e Marketing agrícola. Coautor dos seguintes capítulos de livro: solos do Brasil, equipamentos Agrícolas, organização dos perfis e reclassificação dos perfis e uso de equipamentos agrícolas do Livro intitulado Reclassificação dos solos cearenses e o uso de equipamentos agrícolas: Uma visão geral dos solos no Ceará e os equipamentos agrícolas que podem ser utilizados. Ex-bolsista de Iniciação Científica IC vinculado ao projeto intitulado: Análise de Planossolos em áreas de exclusão de sobrepastejo no semiárido cearense. Atualmente é bolsista de Iniciação Científica IC vinculado ao projeto intitulado: Desempenho operacional de um trator agrícola 4x2 TDA em função do desgaste das garras dos pneus em pista de concreto e em solo mobilizado. Ex-bolsista do Programa Ciência Sem Fronteiras-CsF - Reino Unido, realizando intercâmbio com duração de 18 meses em Aberystwyth University. Atualmente é Secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Itinga do Maranhão.

Mirla Maria Mesquita Almeida, Universidade Federal do Ceará Av. Humberto Monte, s/n - Pici, Fortaleza - CE, 60440-593

Graduanda em Agronomia na Universidade Federal do Ceará-UFC. Experiência em Física do solo e Gênese e morfologia do solo. Atuou como voluntária no Grupo Agroecológico da UFC e Laboratório do Semiárido-L@ABSAR. Ex-bolsista extensionista na Clínica de Doenças de Plantas da UFC/Departamento de Fitossanidade. Atualmente é Mestranda em Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará.

 

Referências

ABBOTT, W. S. A method of computing the effectiveness of an insecticide. Journal of Economic Entomology, Riverside, v. 18, n. 1, p. 265-267, 1925.

CAVALCANTE, G. M.; MOREIRA, A. F. C.; VASCONCELOS, S. D. Potencialidade inseticida de extratos aquosos de essências florestais sobre mosca-branca. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 41, n. 1, p. 9-14, 2006.

GONÇALVES, M. E. C.; BLEICHER, E. Uso de extratos aquosos de nim e azadiractina via sistema radicular para o controle de mosca-branca em meloeiro. Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 37, n. 2, p. 182-187, 2006.

OLIVEIRA, J. E. M.; BORTOLI, S. A.; SANTOS, R. F.; MOREIRA, A. N. Desenvolvimento de metodologia de criação e multiplicação de Aphis gossypii: avanços e sucessos. Comunicata Scientiae, Bom Jesus, v. 1, p. 65-68, 2010.

PARRA-HENAO, G.; PAJÓN, C. M. G.; TORRES, J. M. C. Actividad insecticida de extractos vegetales sobre Rhodnius prolixus y Rhodnius pallescens (Hemiptera: Reduviidae). Boletín de Malariología y Salud Ambiental, Maracay, v. 47, n. 1, p. 125-137, 2007.

SOUZA, J. I. R. Potencial inseticida do extrato vegetal de Ziziphus joazeiro sobre Dactylopius opuntiae em palma forrageira. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 54, 2014, Natal. Anais... Natal: SBQ, 2014. Versão eletrônica.

XIMENES, C. A. Caracterização e avaliação de atividades biológicas da lectina da Vagem de Caesalpinia ferrea (CfePL). 2009. 136 p. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2009.

Publicado

2019-08-20

Edição

Seção

Comunicações Breves