Composição florística e estrutura do compartimento herbáceo de um estágio sucessional avançado da Floresta Atlêntica, no sul do Brasil

Autores

  • Lúcia Patrícia Pereira Dorneles Universidade do Rio Grande - Departamento de Ciências Morfo-Biológicas
  • Raquel Rejane Bonato Negrelle Universidade do Paraná - Departamento de Botânica - Centro politécnico

Resumo

Este trabalho apresenta a composição florística e a estrutura fitossociológica do componente herbáceo de um trecho de Floresta Atlântica localizado na Reserva Volta Velha (Itapoá, SC). Em um hectare foram dispostas 100 parcelas 1 m². Todos os indivíduos com altura superior a 5cm e inferior a 1m foram marcados, identificados e mensurados (cobertura e altura). No total, 1159 indivíduos foram amostrados, incluídos em 44 famílias, 76 gêneros e 104 espécies. As herbáceas de maior importância relativa pertenciam às famílias: Bromeliaceae, Blechnaceae, Dryopteridaceae e Polypodiaceae. Dentre as famílias com maior representatividade de espécies arbóreas e arbustivas, destacaram-se Rubiaceae, Myrtaceae e Myrsinaceae. As espécies mais importantes florística e estruturalmente foram: Nidularium innocentii, Blechnum serrulatum e Rapanea venosa.

Biografia do Autor

Lúcia Patrícia Pereira Dorneles, Universidade do Rio Grande - Departamento de Ciências Morfo-Biológicas

Possui Graduação em Ciências - Habilitação Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Pós-graduação em Bioecologia aquática, Mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná e Doutorado em Ciências - área de concentração Botânica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora de Biologia, tutora-presencial do Pró-Licenciatura - Ciências Biológicas e Professora Pesquisadora UAB na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Mais informações no Currículo Lattes.

Raquel Rejane Bonato Negrelle, Universidade do Paraná - Departamento de Botânica - Centro politécnico

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná, Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos e Pós-Doutorado em Gestão Sustentável de Recursos Florestais Não-Madeiráveis pela Royal Roads University (Canadá). Atualmente, é membro efetivo do United Nations Disaster Assessment And Coordination Group e consultora da UNEP-OCHA Joint Unit. É professor associado da Universidade Federal do Paraná, professora e orientadora da linha de pesquisa em sistemas de produção integrada junto ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia-Produção Vegetal da UFPR, onde também atuou como vice-coordenadora.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1999-01-01

Edição

Seção

Artigos