Um estudo naturalístico do comportamento de cuidado entre crianças pré-escolares
Resumo
Com o objetivo de descrever e determinar a ocorrência do comportamento de cuidado, 37 crianças, com idade entre 5 meses e 6 anos e 8 meses, foram observadas em ambiente natural, em grupos de duas, três e quatro crianças. Episódios de cuidado foram descritos e categorizados, tendo em vista o conteúdo e a estrutura dos episódios, incluindo-se indicadores de orientação afetiva. Três categorias finais (Mimar, Cuidar e Ensinar) foram descrtias e suas frequências computadas, calculando-se média por sessão. Os resultados mostraram a ocorrência de comportamento de cuidado em crianças a partir de dois anos, catacterizado como ações complexas de acompanhamento e provisão às necessidades atribuídas ao outro. Na criança, o comportamento de cuidado assemelha-se ajustando-se a cada momento ao estado comportamental do alvo. Variáveis como idade, sexo, diferença de idade e grau de familiaridade entre as crianças parecem afetar o comportamento, com algumas diferenças significativas favorecendo as crianças mais velhas, as meninas, e díades com maior diferença de idade. Os resultados são discutidos nas suas implicações para redefinir concepções sobre habilidades da crianças e para fornecer umabase de reflexão às práticas de criação correntes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1999 Eulina da Rocha Lordelo, Ana Maria Almeida Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY