Consumo dos frutos de Alchornea triplinervia (Euphorbiaceae) por aves em fragmentos florestais urbanos de Maringá, Paraná

Autores

  • Marilise Mendonça Krügel
  • Everton Rodolfo Behr

Resumo

Alchornea triplinervia produz cápsulas bivalves arredondadas, com duas sementes de 4-5 mm de diâmetro, envolvidas por arilo de coloração vermelha, servindo de alimento para diversas espécies de aves. Em parques florestais da cidade de Maringá foram registradas 20 espécies consumindo as sementes de Alchornea triplinervia. A maioria apresenta hábito alimentar generalista e o comportamento de ingerir a semente inteira (semente e arilo), atuando como dispersores potenciais.

Biografia do Autor

Marilise Mendonça Krügel

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado e Doutorado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Mais informações no Currículo Lattes.

Everton Rodolfo Behr

Possui Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá  e Doutorado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1999-01-01

Edição

Seção

Comunicações Breves