Composição e estrutura do componente arbóreo nas matas turfosas do Taim, Rio Grande do Sul

Autores

  • Jorge Luiz Waechter Departamento de Botânica - UFRGS
  • João André Jarenkow Departamento de Botânica - UFPEL

Resumo

A composição específica e a estrutura comunitária do componente arbóreo das matas turfosas do Taim foram analisadas através do método dos quadrantes centrados. Um total de apenas 30 pontos de amostragem revelou-se significativo para a caracterização de árvores com diâmetro na altura do peito (DAP) igual ou superior a 10cm. As matas turfosas apresentam um número reduzido de espécies arbóreas, destacando-se, em ordem decrescente de valor de importância (VI), Erythrina crista-galli, Ficus organensis, Blepharocalyx salicifolius, Eugenia uruguayensis e Sebastiania brasiliensis. O índice de diversidade de Shannon (H' = 1,886) é um dos mais baixos já registrados para comunidades arbóreas do Brasil, provavelmente influenciado pela latitude austral (temperaturas mais baixas) e pelo solo encharcado (deficiência de oxigênio). A estrutura florestal caracteriza-se por dois estratos nitidamente descontínuos, formados por árvores altas e robustas (E. crista-galli e F. organensis), e árvores mais baixas e delgadas (B. salicifolius, E. uruguayensis e S. brasiliensis).

Biografia do Autor

Jorge Luiz Waechter, Departamento de Botânica - UFRGS

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mais informações no Currículo Lattes.

João André Jarenkow, Departamento de Botânica - UFPEL

Graduado em Ciências Biológicas e Mestre em Botânica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Doutor em Ecologia e Recursos Naturais, pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professor Associado 3 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1998-01-01

Edição

Seção

Artigos