Adaptação temporal e o ambiente cavernícola: uma interpretação

Autores

  • Sonia Hoenen Museu de Zoologia - USP
  • Mirian David Marques Museu de Zoologia - USP

Resumo

O estudo da fauna cavernícola é instigante porque abre possibilidades de realização de trabalhos em que é possível testas hipóteses sobre a evoluçao de caracteres e discutir possíveis formas de adaptação. A identificação de características adaptativas em uma espécie é feita classicamente através da comparação de características morfológicas, fisiológicas e comportamentais entre espécies próximas. A cronobiologia veio introduzir características temporais, que permitem ampliar a análise e mudar o enfoque da comparação. Dadas as peculiaridades do ambiente cavernícola, poder-se-ia esperar encontrar formas especiais de adaptação temporal, abrindo-se assim novas perspectivas nos estudos de evolução da ritmicidade e das estratégias adaptativas de espécies cavernícolas. O objetivo aqui é apresentar algumas das possibilidades de interpretação da adaptação temporal em cavernícolas.

Biografia do Autor

Sonia Hoenen, Museu de Zoologia - USP

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Mirian David Marques, Museu de Zoologia - USP

Possui Especialização em Histologia de Invertebrados pela Universidade de São Paulo, USP. Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo, USP.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Edição

Seção

Artigos