Contribuição ao estudo das vias bilíferas em gambás (Didelphis aurita - Wred, 1827). Sistematização do ramus principalis sinister

Autores

  • Luiz Emmanuel Baptista da Silva Departamento de Ciências Morfológicas - UFSC
  • Nilson Ferreira Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - USP
  • Ademar de Souza Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Geraldo Morgado Fagundes Departamento de Ciências Morfológicas - UFSC
  • Maria Terezinha Teixeira Braga Departamento de Ciências Morfológicas - UFSC
  • Ambires Cecílio Machado Riella Departamento de Ciências Morfológicas - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Dando prosseguimento à linha de pesquisa em curso sobre o arranjo dos ductos bilíferos intra-hepáticos em diferentes animais silvestes, os autores reúnem 30 fígados de gambás (15 machos e 15 fêmeas), adultos, procedentes da ilha de Santa Catarina, município de Florianópolis. Após a injeção de Neoprene Látex 650 e fixação em formol à 10,0%, as peças foram dissecadas e esquematizadas, chegando-se às seguintes conclusões: 1) Integram o sistema do ramus principalis sinister, o ramus lobi sinistri lateralis, constante em todos os casos, o ramus lobi sinistri medialis (80,0%), o ramus lobi quadrati (70,0%), o ductus cysticus (16,7%) e o ramus lobi dextri medialis (6,7%), além de tributários inominados do lobus sinister lateralis, lobus sinister medialis e lobus quadratus; 2) Uma vez individualizado, o ramus principalis sinister, apresenta-se livre de contribuições (96,7%), contudo, recebe afluentes do lobus sinister medialis (3,3%); 3) O ramus lobi sinistri lateralis, ramus lobi sinistri medialis, ramus lobi quadrati e o ramus lobi dextri medialis, drenam, como coletores principais dos lobus sinister lateralis, lobus sinister medialis, lobus quadratus e lobus dexter medialis.

Biografia do Autor

Geraldo Morgado Fagundes, Departamento de Ciências Morfológicas - UFSC

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Anatomia Humana pela Universidade de São Paulo. Professor Titular de Anatomia Humana da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Maria Terezinha Teixeira Braga, Departamento de Ciências Morfológicas - UFSC

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Morfologia pela Universidade Federal de São Paulo e Doutorado em Morfologia pela Universidade Federal de São Paulo . Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Ambires Cecílio Machado Riella, Departamento de Ciências Morfológicas - UFPR

Possui Graduação em Zootecnia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo e doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1994-01-01

Edição

Seção

Artigos