Comparação da fauna de formigas de solo em áreas de plantio de Pinus elliottii, com diferentes graus de complexidade estrutural (Florianópolis, SC)

Autores

  • Josy Zarur de Matos Departamento de Biologia - CCB/UFSC
  • Celina Noriko Yamanaka Departamento de Biologia - CCB/UFSC
  • Tânia Tarabini Castellani Departamento de Biologia - CCB/UFSC
  • Benedito Cortês Lopes Departamento de Biologia - CCB/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Foi realizado um levantamento da fauna de formigas de solo em quatro áreas de plantio de Pinnus elliottii, com diferentes graus de complexidade estrutural. Foram registradas 19 espécies de formigas: áreas I (4 espécies), área II (1), área III (12) e área IV (14). O aumento na riqueza de espécies nas áreas III e IV acompanhou o aumento da complexidade estrutural da vegetação e da serrapilheira. A área II foi dominada por uma espécie de Paratrechina, gênero composto por espécies oportunistas e pioneiras.

Biografia do Autor

Josy Zarur de Matos, Departamento de Biologia - CCB/UFSC

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Biodiversidade - Universidad de Alicante.

Mais informações no Currículo Lattes.

Celina Noriko Yamanaka, Departamento de Biologia - CCB/UFSC

Possui Graduação em Farmácia Bioquímica pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, é Especialista em Análises Clínicas pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

Mais informações no Currículo Lattes.

Tânia Tarabini Castellani, Departamento de Biologia - CCB/UFSC

Possui Graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Benedito Cortês Lopes, Departamento de Biologia - CCB/UFSC

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas, Mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1994-01-01

Edição

Seção

Artigos