Multiplicação de Araucaria heterophylla via estaquia, com a utilização de ácido indol-butírico

Autores

  • José Afonso Voltolini Departamento de Fitotecnia - CCA/UFSC
  • Marcelo Maraschin Departamento de Fitotecnia - CCA/UFSC
  • Eduardo Bove Empresa Floranda Ltda

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Estacas apicais de ramos medianos de Araucaria heterophylla foram coletadas em agosto de 1990 e submetidas a tratamentos de ácido indolbutírico (AIB), através da imersão de suas bases em soluções contendo zero, 500, 1000, 1500 e 2000 mg/l de princípio ativo desse regulador de crescimento, por um período de 5 s. Subsequentemente, esse material foi mantido em tubetes cônicos (5,0 x 12,0 cm), contendo meio suporte a base de solo, areia e vermiculita na proporção de 1:1:1, em ambiente de nebulização por 3 meses. Após esse período, o material foi transferido para ambiente de telado, onde permaneceu até a coleta dos resultados, a qual se deu em abril de 1991. A análise dos dados de sobrevivência das estacas revelou que o AIB, na concentração de 1000 mg/l gerou os melhores índices de enraizamento (72%) e sua utilização não causou efeitos sobre o parâmetro comprimento de raízes. Todavia, concentrações a partir de 1000 mg/l geraram respostas significativas em termos de número de raízes.

Biografia do Autor

José Afonso Voltolini, Departamento de Fitotecnia - CCA/UFSC

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas e Doutorado em Biologia Vegetal e Produtividade da Planta Cultivada - Universidade de Milão/Italia. Atualmente é Pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Marcelo Maraschin, Departamento de Fitotecnia - CCA/UFSC

Possui Graduação em Engenharia Agronômica (Universidade Federal de Santa Catarina), Mestrado em Fisiologia de Plantas (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Doutorado em Bioquímica (Universidade Federal do Paraná/Leiden University-Leiden, NL).

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1993-01-01

Edição

Seção

Artigos