Cultivo em larga escala de organismos planctônicos para alimentação de larvas e alevinos de peixes: I - Algas clorofíceas

Autores

  • Lúcia Helena Sipaúba-Tavares Centro de Aquicultura - FCAVJ/UNESP
  • Odete Rocha Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Três espécies de algas clorofíceas (Ankistrodesmus gracilis, Scenedesmus bijugus e Chlamydomonas sp.) foram cultivadas em larga escala tanto no meio CHU12 quanto em um meio alternativo de baixo custo, o adubo NPK. Os resultados indicam que três espécies exibem, quando cultivadas em Chu-12, taxas de crescimento muito semelhantes entre si. Já no meio NPK, as três espécies apresentaram taxas de crescimento de A. gracilis foi muito mais elevado do que o das outras espécies. Com relação ao rendimento, as respostas foram muito semelhantes para A. gracilis e S. bijugus (2,30 e 2,20 x 10(6) células/ml, respectivamente), quando cultivadas em meio NPK; com o uso do meio padrão CHU12, foi constatada alguma diferença (1,40 e 1,15 x 10(6) células/ml, respectivamente). Chlamydomonas sp. apresentou menor resposta de crescimento no meio CHU12 e NPK.

Biografia do Autor

Lúcia Helena Sipaúba-Tavares, Centro de Aquicultura - FCAVJ/UNESP

Possui Graduação em Biologia pela Universidade Santa Úrsula, Mestrado e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos na área de Limnologia. Pós-Doutorado pela Auburn University e Livre Docência em Manejo Ecológico em Aquicultura. Atualmente, é pesquisador III da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Odete Rocha, Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva - UFSCar

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado em Ecologia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Zoologia pela University of London. Atualmente é professor colaborador sem vínculo empregatíci da Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1993-01-01

Edição

Seção

Artigos