Observações sobre o comportamento agonístico de cágados Phrynops geoffroanus (Schweigger, 1812) (Reptilia, Testudines, Chelidae) em cativeiro

Autores

  • Flavio de Barros Molina Setor de Répteis da Fundação Parque Zoológico de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Interações agressivas foram observadas principalmente durante o período de acasalamento, que se estendeu de dezembro até meados de abril. Envolveram indivíduos dos dois sexos, sendo entretando as agressões entre machos as mais frequentes. O agressos persegue e tenta morder outro indivíduo, que se limita a fugir nadando em rotas semi-circulares, direcionando assim a sua carapaça ao agressor à maneira de um escudo. O fato dos exemplares agredidos não revidarem o ataque sugere a existência de uma hierarquia bem definida. Nunca foi observado P. geoffroanus agredindo indivíduos de outras espécies de vertebrados.

Biografia do Autor

Flavio de Barros Molina, Setor de Répteis da Fundação Parque Zoológico de São Paulo

Possui Licenciatura e Graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IBUSP), Mestrado em Zoologia pelo IBUSP e Doutorado em Zoologia pelo IBUSP. Atualmente é professor titular da Universidade de Santo Amaro (UNISA), professor da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1992-01-01

Edição

Seção

Artigos