Composição e sazonalidade do ictioplâncton da Laguna de Marapendi, Rio de Janeiro, Brasil

Autores

  • Cláudio Lopes Soares Departamento de Biologia - Universidade de Santa Ursula
  • José Vanderli Andreata Departamento de Biologia - Universidade de Santa Ursula
  • Alex Garcia Marca Departamento de Biologia - Universidade de Santa Ursula

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

De março de 1985 a fevereiro 1987, foram realizadas amostragens mensais de plâncton em quatro áreas da Laguna de Marapendi, a fim de verificar a composição e sazonalidade do ictioplâncton. Foram capturados 2.378 ovos e 1.174 larvas de Brevoortia pectinata, Anchoa januaria, Xenomelaniris brasiliensis, Achirus lineatus, e 5 ovos da família Triglidae. A maior ocorrência de ovos foi na primavera e inverno enquanto que, para as larvas, foi na primavera e outono. No período de 1985/1986, foram coletados 973 ovos e 415 larvas. As maiores capturas de ovos ocorreram na primavera, inverno, outono e verão, respectivamente, enquanto que as larvas ocorreram com maior incidência no outono, inverno, primavera e verão, respectivamente. No período de 1986/1987, obtivemos 1.405 ovos e 759 larvas. Os ovos foram coletados em maior número na primavera, verão, inverno e outono, respectivamente, enquanto que para as larvas, a ordem decrescente observada foi primavera, verão, outono e inverno.

Biografia do Autor

Cláudio Lopes Soares, Departamento de Biologia - Universidade de Santa Ursula

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, Mestrado em Ciências Biológicas pela Museu Nacional e Doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Aluno de Doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mais informações no Currículo Lattes.

José Vanderli Andreata, Departamento de Biologia - Universidade de Santa Ursula

Possui Graduação em História Natural pela Universidade Santa Úrsula, Especialização em Oceanografia Biológica pela Universidade Santa Úrsula, Mestrado em Ciências Biológicas pela Museu Nacional do Rio de Janeiro e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Titular da Universidade Santa Úrsula.

Mais informações no Currículo Lattes.

Alex Garcia Marca, Departamento de Biologia - Universidade de Santa Ursula

Mestrado em Ciências do Mar pela Universidade Santa Úrsula, USU.  Atualmente é professor DIII 1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus ITAPERUNA.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1991-01-01

Edição

Seção

Artigos