Contribuição ao estudo das vias bilíferas em cães das raças Pequinês e Pastor Alemão. Sistematização do Ramus principalis sinister

Autores

  • Ambires Cecílio Machado Riella Departamento de Morfologia - UFPr
  • José Peduti Neto Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - USP
  • Silvio R. Liegel Departamento de Morfologia - UFPr
  • Geraldo Morgado Fagundes Departamento de Ciências Morfológicas - UFSC
  • Ademar de Souza Departamento de Ciências Morfológicas - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Os autores estudaram o sistema de ramus principalis sinister em 30 fígados de cães das raças Pequinês (8 machos e 7 fêmeas) e Pastor Alemão (8 machos e 7 fêmeas), adulto e jovens. Para tanto usaram radiografias e dissecção das peças. Os resultados das investigações indicaram: 1) O sistema ramus principalis sinister é composto do ramus lateralis lobi sinistri (100,0%), ramus medialis lobi sinistri (96,7%), ramus lobi quadrati e ramus processi papillaria (90,0%), ductus cysticus (80,0%), ramus medialis lobi dextri (76,7%), ramus processi caudati (6,7%), além de algumas contribuições do lobus lateralis sinister, lobus medialia sinister, lobus quadratus, lobus caudatus (processus caudatus e processus papillaris) e do lobus medialis dexter; 2) A existência de um trato anastomótico entre o ramus processi caudati e o ramus processi papillaris, interligando o sistema do ramus principalis dexter com o sistema do ramus principalis sinister, foi verificado em duas peças (6,7%) dos cães da raça Pequinês.

Biografia do Autor

Ambires Cecílio Machado Riella, Departamento de Morfologia - UFPr

Possui Graduação em Zootecnia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Enquadramento funcional da Universidade Tuiuti do Paraná.

Mais informações no Currículo Lattes.

Geraldo Morgado Fagundes, Departamento de Ciências Morfológicas - UFSC

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Anatomia Humana pela Universidade de São Paulo. Professor Titular de Anatomia Humana da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Ademar de Souza, Departamento de Ciências Morfológicas - UFSC

Possui Mestrado em Anatomia pela Universidade Federal de São Paulo e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor A-4 do Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1991-01-01

Edição

Seção

Artigos