Organização social dos calitriquídeos: integração de dados de campo e cativeiro

Autores

  • Maria Emília Yamamoto Departamento de Psicologia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Arrilton Araújo Setor de Psicobiologia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Os calitriquídeos, tradicionalmente considerados como monogâmicos, foram recentemente apontados como poliândricos por alguns pesquisadores, em função de dados de campo. Neste ensaio são revistos alguns dos dados, tanto de campo como de cativeiro que tem servido de base para os dois tipos de proposição, tais como exclusividade reprodutiva da fêmea dominante, a formação de pares exclusivos em cativeiro, a hostilidade a adultos do mesmo sexo, o papel do pai no cuidado à prole, e a residência prolongada de filhotes adultos com o grupo familiar (monogamia), bem como a composição de grupos naturais, o cuidado à prole por machos subordinados e a primiscuidade da fêmea dominante (poliandria). Dados de nossos laboratórios sugerem que o sistema social pode ser flexível, sendo influenciado pela tolerância entre machos e pelo grau de parentesco. Essa mesma sugestão é feita com base em estudos comparativos da ecologia dos calitriquídeos. Conclui-se que a integração dos estudos de campo e cativeiro levarão à melhor compreensão desta questão.

Biografia do Autor

Maria Emília Yamamoto, Departamento de Psicologia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo e Pós-Doutorado pela University of Reading, UK. É professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Mais informações no Currículo Lattes.

Arrilton Araújo, Setor de Psicobiologia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN, Diplome dEtudes Approfondies em Biologia do Comportamento pela Universite de Paris XIII (Paris-Nord), Mestre em Psicobiologia pela UFRN e Doutor em Biologia dos Organismos pela Universite de Paris XIII (Paris-Nord). Professor Titular em Comportamento Animal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1991-01-01

Edição

Seção

Artigos