Contribuição ao estudo dos vasos arteriais no hilo renal em bovinos da raça Gir

Autores

  • Maria Angélica Miglino Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - USP
  • José Fernando Gomes de Albuquerque Departamento de Morfologia - Universidade Federal da Paraíba
  • Wilson Machado de Souza Departamento de Anatomia - UNESP
  • Célio Raimundo Machado Departamento de Anatomia - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A pesquisa ora encetada faz parte de uma sequência de trabalhos sobre irrigação e drenagem renal, nos animais domésticos. Analisamos, no momento, aspectos pertinentes ao número e distribuição dos ramos arteriais computados na região hilar, em bovinos de raça pura, procurando prováveis diferenças relativas a essa variável. Com a finalidade de ampliar conhecimentos atinentes à anatomia dos bovinos, os autores observaram 30 pares de rins retidados de animais da raça Gir, 15 machos e 15 fêmeas, adultos, abatidos no Matadouro Municipal de Jaboticabal - SP. A seguir, as peças eram fixadas em solução aquosa de formol a 10%, durante 48 horas, e, posteriormente, dissecadas. De todas as peças, efetuamos esquemas para ulterior sistematização. Assim, analisamos na região hilar do rim direito, de 3 a 12 ramos arteriais, com predominância de 5, e na do esquerdo, de 4 a 11, com prevalência de 9.

Biografia do Autor

Maria Angélica Miglino, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - USP

Concluiu o Doutorado em Ciências (Anatomia Funcional Estrutura e Ultra Estrutura) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora titular da Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

José Fernando Gomes de Albuquerque, Departamento de Morfologia - Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará, Mestrado em Anatomia pela Escola Paulista de Medicina, Doutorado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Mais informações no Currículo Lattes.

Wilson Machado de Souza, Departamento de Anatomia - UNESP

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo e Curso-tecnico-profissionalizante em Técnico Agrícola pelo Colégio Técnico Agrícola José Bonifácio. Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Célio Raimundo Machado, Departamento de Anatomia - UNESP

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestrado em Fisiologia pela Fac. de Medicina de Ribeirão Preto-USP, Doutorado em Fisiologia pela Fac. de Medicina de Ribeirão Preto, SP e Pós-Doutorado pela Washington State University. Atualmente é professor titular da Fac. de Ciências Agrárias e Veterinárias e Diretor administrativo da Imunodot Desenv. Ind. e Com. de Imunógenos e Prod. de Diag. Veterinários.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1991-01-01

Edição

Seção

Artigos