Ecologia populacional de Paepalanthus polyanthus (Bong.) Kunth: variação temporal da distribuição espacial

Autores

  • Karla Zanenga Scherer Departamento de Ecologia e Zoologia - UFSC
  • Tânia Tarabini Castellani Departamento de Ecologia e Zoologia - UFSC

Resumo

A variação na densidade e no padrão de distribuição espacial de Paepalanthus polyanthus (Bong.) Kunth (Eriocaulaceae) foi avaliada ao longo de cinco anos em três parcelas permanentes de 25 m2, em uma area de baixada úmida de dunas (Praia da Joaquina, Florianópolis, SC). Ocorreram fortes oscilações populacionais neste período, com densidades iniciais de 10,4, 2,2 e 1,8 plantas/m2 e densidades finais de 75,8, 11,4 e 45,6 plantas/m2 nas Areas 1,2 e 3, respectivamente. Na área 3, mais seca, a densidade declinou a zero em dezembro de 1989, atingindo 102,2 plantas após recrutamento em maio de 1990. Apesar das flutuações de densidade, o padrão de distribuição espacial manteve-se sempre agregado (Id> 1, P<0,05). Os maiores valores de agregação ocorreram em períodos de baixa densidade e não naqueles de maior densidade, gerados pelo recrutamento de plantulas. A elevada produção de sementes com baixa dispersão, um padrão de germinação maciça em anos de maior umidade, uma mortalidade acentuada em trechos alagáveis e nos trechos mais elevados e secos do micro-relevo podem gerar tal padrão agregado e acentuá-lo ao longo do desenvolvimento das plantas.

Biografia do Autor

Karla Zanenga Scherer, Departamento de Ecologia e Zoologia - UFSC

Possui Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é técnica de laboratório - biologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Tânia Tarabini Castellani, Departamento de Ecologia e Zoologia - UFSC

Possui Graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos