Genética e conservação de Araucaria angustifolia: III. Protocolo de extração de DNA e capacidade informativa de marcadores RAPD para análise da diversidade genética em populações naturais

Autores

  • Valdir Marcos Stefenon Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde - UNIPLAC
  • Rubens Onofre Nodari Departamento de Fitotecnia - CCA/UFSC
  • Miguel Pedro Guerra Departamento de Fitotecnia - CCA/UFSC

Resumo

Este trabalho teve como objetivo adaptar um protocolo para a extração de DNA a partir de aciculas de Araucaria angustifolia e testar a capacidade informativa de marcadores RAPD para a análise da diversidade genética de populações naturais desta espécie. 0 método de extração foi padronizado a partir de oito protocolos testados e permitiu a obtenção de DNA com boa qualidade para as reações de RAPD. A razão OD 260/0D280 de 80% das amostras apresentou um valor entre 1,7 e 2,0 indicando que estas apresentaram baixa contaminação por proteínas. Os marcadores RAPD demonstraram ser uma eficiente ferramenta para estudos genéticos, possibilitando a estimativa de um índice de diversidade genética (índice de Shannon H=0,50) superior ao obtido com marcadores isoenzimáticos (H=0,29) e PCR-RFLP (H=0,0), para a população natural de araucária do Parque Ecológico Municipal de Lages/SC.

Biografia do Autor

Valdir Marcos Stefenon, Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde - UNIPLAC

Possui Graduação em Ciências de Primeiro Grau pela Universidade do Planalto Catarinense e Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. É mestre em Biotecnologia pelo Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Doutor em Ciências Florestais/Genética pela Universidade Georg-August de Goettingen/Alemanha.

Mais informações no Currículo Lattes.

Rubens Onofre Nodari, Departamento de Fitotecnia - CCA/UFSC

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo, Mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado - University Of California at Davis. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Miguel Pedro Guerra, Departamento de Fitotecnia - CCA/UFSC

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica, Fisiologia Vegetal) pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Biologia Celular e Biotecnologia Vegetal pela Universidade da California-Davis, EUA. É Professor Titular do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos