Variação sazonal na intensidade dos deslocamentos do boto-cinza, Sotalia guianensis (Cetacea: Delphinidae), na Baia Norte da Ilha de Santa Catarina

Autores

  • Fábio Gonçalves Daura-Jorge Departamento de Ecologia e Zoologia - UFSC
  • Leonardo Liberali Wedekin Departamento de Ecologia e Zoologia - UFSC
  • Paulo César Simões-Lopes Departamento de Ecologia e Zoologia - UFSC

Resumo

A população residente de botos-cinza (Sota/ia guianensis) da Baia Norte da Ilha de Santa Catarina foi estudada de setembro de 2001 até julho de 2003 através de saídas de campo periódicas a bordo de uma embarcação de 5 metros. Utilizando a metodologia de grupo focal e amostragem seqüencial com registros a cada 5 minutos, dados como posição geográfica e comportamento do grupo de botos foram coletados e inseridos num banco de dados georreferenciados da Area de estudo. Como padrões de variação sazonal de área de vida e comportamento foram identificados em abordagens anteriores, visou-se avaliar a existência de sazonalidade na intensidade de deslocamentos e assim fortalecer a hipótese proposta de maiores requerimentos espaciais em períodos de menor disponibilidade de recurso alimentar. Para isto, a velocidade média diária do grupo de botos-cinza foi utilizada como um índice de intensidade de deslocamento do grupo, e sua variação ao longo do período estudado foi analisada. Como resultado nota-se que a variação sazonal da intensidade de  deslocamentos foi estatisticamente significante e as estações quentes tenderam a apresentar menor intensidade que as estações frias. Assim, os estudos anteriores são corroborados reforçandose a hipótese de maiores requerimentos espaciais quando há menor disponibilidade de presas.

Biografia do Autor

Fábio Gonçalves Daura-Jorge, Departamento de Ecologia e Zoologia - UFSC

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestrado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná. Também desenvolveu seu Doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná, com um período sanduíche na Universidade de Plymouth (Reino Unido). É pesquisador colaborador do Laboratorio de Mamíferos Aquáticos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Leonardo Liberali Wedekin, Departamento de Ecologia e Zoologia - UFSC

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado e Doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná.

Mais informações no Currículo Lattes.

Paulo César Simões-Lopes, Departamento de Ecologia e Zoologia - UFSC

Graduação: Licenciado em Ciências Biológicas - Habilitação em Biologia - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor Associado III do Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos