“Caracterização ultra-estrutural de espermatozóides eupirenes e apirenes de Alabama, argillacea hubner, 1818 ( Lepidoptera,noctuidae), ao nível do testículo e das vias genitais dos imagos macho e fêmea até a espermateca”.

Autores

  • Marilia Medeiros Depto. De Biologia – UFSC
  • Heidi Dolder Depto. De Biologia Celular – UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Espermatozoides eupirenes (típicos ) e apirenes (atípicos) das mariposa A. argillacea, uma praga de algodoeiro, foram estudados através de coloração negativa e cortes ultra-finos em Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET). Sua ultraestrutura foi descrita comparativamente, ao nível do testículo da imago e dos ductos genitais de mariposas machos e fêmeas.

Biografia do Autor

Marilia Medeiros, Depto. De Biologia – UFSC

Depto. De Biologia – UFSC

Heidi Dolder, Depto. De Biologia Celular – UNICAMP

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1968), mestrado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo (1970) e doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo (1973). Atualmente é Professor Titular (ms-6) da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Citologia e Biologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: ultra-estrutura, espermiogênese, aparelho reprodutor e espermatozóides de insetos, e de ratos submetidos a diferentes tratamentos.

Downloads

Publicado

1988-01-01

Edição

Seção

Artigos