Anatomia comparada de folhas de pimenta longa (Piper hispidinervum C. DC.) e pimenta de macaco (Piper aduncum L.) cultivadas in vitro, ex vitro e in vivo

Autores

  • Simone Alencar Maciel Universidade Federal do Acre Pós-graduação em Agronomia - Produção Vegetal
  • Renata Beltrão Teixeira Embrapa Acre
  • Andrea Raposo Embrapa Acre
  • Paulo Cesar Poeta Fermino Junior Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n4p11

Resumo

Piper hispidinervum e Piper aduncum apresentam compostos metabólitos secundários como safrol e dilapiol de interesse comercial em seus óleos essenciais. O trabalho teve como objetivo comparar aspectos anatômicos, relacionados a respostas fisiológicas das folhas de P. hispidinervum e P. aduncum propagadas in vitro, in vivo e durante a aclimatização. Secções paradérmicas e transversais da lâmina foliar do cultivo in vitro, ex vitro e in vivo, feitas à mão-livre foram realizadas para a medição das estruturas anatômicas em microscópio de luz. A espessura da epiderme e hipoderme de P. hispidinervum e P. aduncum sofrem alterações na transição de cultivo in vitro para o ex vitro. Os tecidos do mesofilo e a abertura do poro estomático de ambas as espécies são influenciados pelo ambiente in vitro. Diferentes ambientes de cultivo promovem a plasticidade das estruturas celulares da lâmina foliar e fundamentam o sucesso da micropropagação de ambas as espécies.

Biografia do Autor

Simone Alencar Maciel, Universidade Federal do Acre Pós-graduação em Agronomia - Produção Vegetal

Graduada em Agronomia (UFAC), Mestrado em Agronomia (UFAC).

Renata Beltrão Teixeira, Embrapa Acre

Graduada em Engenharia Química (UFC), mestrado (UFC).

Andrea Raposo, Embrapa Acre

Graduada em Ciências Biológicas (UFJF), Mestrado e Doutorado em Genética (USP).

Paulo Cesar Poeta Fermino Junior, Universidade Federal do Acre

Graduado em Ciências Biológicas (UFSC), Mestrado em Biologia Vegetal (UFSC), Doutorado em Biotecnologia (UFAM), Pós-doutorado em Recursos Genéticos Vegetais (UFSC).

Downloads

Publicado

2014-07-29

Edição

Seção

Artigos