First record of Zaprionus indianus (Diptera, Drosophilidae) in the State of Santa Catarina, Brazil

Autores

  • Daniela Cristina De Toni Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética - CCB/UFSC
  • Paulo R. P. Hofmann Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética - CCB/UFSC
  • Vera Lúcia S. Valente Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética - CCB/UFSC

Resumo

Neste trabalho, é relatado o primeiro registro do gênero Zaprionus (Diptera, Drososphilidae) para o Estado de Santa Catarina, na região litorânea que inclui as Ilhas de: Santa Catarina, Arvoredo, Ratones Grande, Ratones Pequeno e Campeche. Esse registro pode auxiliar no monitoramento do impacto da colonização destes ambientes por essa mosca sobre as comunidades endêmicas de moscas, especialmente as da Família Drosophilidae, muito abundantes nessas ilhas que são parcial ou totalmente cobertas por vegetação de Mata Atlântica. Embora tenha sido detectado um pequeno aumento da frequência de Z. indiaus entre amostras obtidas entre janeiro e abril de 2000, o número de entidades (espécies e sub-grupos de espécies) de Drosophilidae parece ter sido preservado.

Biografia do Autor

Daniela Cristina De Toni, Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética - CCB/UFSC

Possui Doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora adjunta da UFSC, ministra as disciplinas de Evolução, Citogenética, Genética Clássica e Genética Evolutiva para o curso de ciências Biológicas.

Mais informações no Currículo Lattes.

Paulo R. P. Hofmann, Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética - CCB/UFSC

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Artigos