Novos registros de fungos agaricoides (Basidiomycota) na Paraíba, Brasil

Autores

  • Altielys Casale Magnago Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ariadne Nóbrega Marinho Furtado Universidade Federal de Santa Catarina
  • Salomé Urrea-Valencia Universidade Federal de Santa Catarina
  • Anne Falcão Freitas Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Alice Neves Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2015v28n4p9

Resumo

O artigo apresenta uma lista de dezoito espécies de fungos agaricoides coletadas na Mata Atlântica paraibana. Hygrocybe subcaespitosa e Marasmius similis são novos registros para o Brasil. Dezesseis espécies são novos registros para a Paraíba.

Biografia do Autor

Altielys Casale Magnago, Universidade Federal de Santa Catarina

Biólogo pela Universidade Federal da Paraíba com trabalho de conclusão intitulado Fungos Agaricales do Semi-árido Paraibano. Mestre no PPG Biologia de Fungos, Algas e Plantas (UFSC), onde trabalhou com Taxonomia de Boletaceae (Fungi) em florestas nativas brasileiras, orientado pela Prof. Dra. Maria Alice Neves.

Ariadne Nóbrega Marinho Furtado, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba,, com trabalho intitulado Fungus Agaricales na Mata Atlântica Paraibana. Mestranda no PPG em Biologia de Fungos, Algas e Plantas na Universidade Federal de Santa Catarina, desenvolvendo estudos taxonômicos e filogenéticos com Clavariaceae s.l. (Fungi), orientado pela Prof. Dra. Maria Alice Neves.

Salomé Urrea-Valencia, Universidade Federal de Santa Catarina

Bióloga pela Universidad del Quindío, Armenia, Colômbia, desenvolvendo estudos taxonômicos de Leucocoprinus (Agaricales, Fungi). Mestre no PPG Biologia de Fungos, Algas e Plantas, com dissertação intitulada O gênero leucocoprinus no Sul do Brasil, orientado pela Prof. Dra. Maria Alice Neves.

Anne Falcão Freitas, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Biologia e Ecologia pela Universidade Federal da Paraíba, desenvolvendo trabalho com o Ecologia do gênero Marasmius em áreas de Mata Atlântica no litoral paraibano. Mestranda no PPG de Desenvolvimento e Meio Ambiente, na linha de pesquisa: Indicadores ambientais, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável, na UFPB.

Maria Alice Neves, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui doutorado PhD pela City University of New York e The New York Botanical Garden (2007), mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). Tem experiência na área de Micologia, com ênfase em taxonomia, sistemática e filogenia atuando principalmente nos seguintes temas: Basidiomycota, macromicetes, Agaricales sensu lato, Boletales, culturas in vitro, biologia sistemática molecular e filogenia. Professor adjunto I da Universidade Federal de Santa Catarina; professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas (2010).

Publicado

2015-07-07

Edição

Seção

Artigos