Interações interespecíficas dos mamíferos marinhos na região da Baía de Guaratuba, litoral sul do Estado do Paraná

Autores

  • Emygdio Leite Araujo Monteiro-Filho Laboratório de Biologia e Ecologia de Vertebrados. Departamento de Zoologia - UFPR
  • Carolina Aimoré Bonin Instituto de Pesquisas Cananéia
  • Marina Rautenberg Curso de Pós-Graduação em Zoologia.Departamento de Zoologia - UFPR

Resumo

O estudo sobre as interações interespecíficas de mamíferos marinhos foi feito na Baía de Guaratuba e adjacências, no litoral sul do Estado do Paraná. As interações envolveram: a) Duas espécies de golfinhos, Sotalia fluviatilis guianensis e Tursiops truncatus, que desenvolviam atividades de pesca em conjunto. Apesar desta interação só ter sido observada uma vez, ela aparentou ser harmônica e com resultados positivos para ambas as espécies; b) Interações entre golfinhos e aves como o ciconiforme Ardea cocoi e o pelicaniforme Sula leucogaster. As interações ocorriam quando os golfinhos arrebanhavam peixes para sua pesca e estes peixes eram também capturados pelas aves. De uma maneira geral este tipo de interação foi positiva somente para as aves, aparentando ser indiferente para os golfinhos; c) Interaçõe entre homens e golfinhos. Neste caso a interação pode ser positiva para ambas as espécies, haja visto que ao arrebanharem os peixes e os conduzirem em direção à praias, os golfinhos beneficiavam os pescadores; por outro lado, a utilização de tarrafas espantava os peixes de volta para os golfinhos. Há contudo, um viés negativo, quando alguns moradores da região conduzem suas embarcações contra os golfinhos visando a afastá-los das áreas de pesca; d) Interações entre homens e pinípedes. Estas ocorrem quando leões-marinhos (Otaria flavescens) e lobos-marinhos (Arctocephalus tropicalis e A. australis) param nas praias para descansar e são frequentemente capturados e levados para cativeiro, onde acabam morrendo em pouco tempo. Mortes aparentemente acidentais também podem ocorrer.

Biografia do Autor

Emygdio Leite Araujo Monteiro-Filho, Laboratório de Biologia e Ecologia de Vertebrados. Departamento de Zoologia - UFPR

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas, Mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Paraná e Pesquisador do Instituto de Pesquisas Cananéia.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1999-01-01

Edição

Seção

Artigos