Considerações preliminares sobre o número e distribuição espaço/temporal de sinais de Lutra longicaudis (Olfers, 1818) (Carnivora: Mustelidae) nas lagoas da Conceição e do Peri, Ilha de Santa Catarina, SC, Brasil

Autores

  • Marcio Soldateli Laboratório de Mamíferos Aquáticos - Departamento de Ecologia e Zoologia - UFSC
  • Cláudio Blacher Departamento de Aquicultura - CCA/UFSC

Resumo

O número e distribuição espaço/temporal de sinais de Lutra longicaudis, tais como latrinas, excrementos isolados, muco, pegadas e escavações, foram estudados nas lagoas da Conceição e do Peri (Ilha de Santa Catarina, SC, Brasil), entre novembro/93 e outubro/94. Em ambas as lagoas, foi demarcada uma extensão de 1000m de margem, subdividida em 20 estações amostrais de 50m cada uma, onde as observações foram realizadas mensalmente. Além dos sinais, avaliou-se também a disponibilidade de cobertura vegetal, tocas potenciais, recursos alimentares e interferência humana. Os resultados mostraram uma variação sazonal no número de sinais encontrados, sendo que a Lagoa do Peri apresentou os maiores valores no inverno e primavera, enquanto a Lagoa da Conceição mostrou picos irregulares mas, com maiores valores nos meses de primavera e verão. A análise da distribuição espacial dos sinais, para ambas as lagoas, revelou um modelo agrupado, em geral associado a melhor disponibilidade de cobertura vegetal e tocas potenciais.

Biografia do Autor

Marcio Soldateli, Laboratório de Mamíferos Aquáticos - Departamento de Ecologia e Zoologia - UFSC

Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina e Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Cláudio Blacher, Departamento de Aquicultura - CCA/UFSC

Graduado em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Especialista em Economia Rural, pelo Centro de Pesquisas e Estudos Economicos(IEPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos. Atualmente é Oceanólogo da Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC), onde gerencia o Laboratório de Moluscos Marinhos(LMM ).

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1996-01-01

Edição

Seção

Artigos