Cultivo em larga escala de organismos planctônicos para alimentação de larvas e alevinos de peixes: II - Organismos Zooplanctônicos

Autores

  • Odete Rocha Laboratório de Limnologia - Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva - UFSCar
  • Lúcia Helena Sipaúba Tavares Laboratório de Limnologia - Centro de Aquicultura FCAVJ - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Uma ou mais espécies dentro de cada um dos principais grupos taxonômicos representados no zooplâncton de água doce foram cultivadas em laboratório, alimentadas com algas clorofíceas cultivadas para esta finalidade. O potencial de crescimento das diferentes populações foi investigado determinando-se a taxa intrínseca de aumento natural para cada espécie cultivada. O maior valor da taxa intrínseca foi obtido para o rotífero Brachionus falcatus; valores intermediários para os cladóceros Daphnia similis, D. laevis, Ceriodaphnia silvestrii e Moina micrura e o mais baixo valor para o copépode Argyrodiaptomus furcatus. Estes valores refletiram as diferenças existentes entre os ciclos de vida destes organismos, isto é, os tempos de geração extremamente curtos de Ciliophora e Rotifera e os mais longos para os Copepoda. Os maiores rendimentos tanto em termos numéricos quanto em biomassa foram obtidos para Rotifera e Ciliophora. Estes alcançaram densidades de 300.000 indivíduos/l e 1.600.000 indivíduos/l respectivamente e biomassa de 480 mg P.S./l e 80 mg P.S./l.

Biografia do Autor

Odete Rocha, Laboratório de Limnologia - Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva - UFSCar

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado em Ecologia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Zoologia pela University of London. Atualmente é professor colaborador sem vínculo empregatíci da Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Lúcia Helena Sipaúba Tavares, Laboratório de Limnologia - Centro de Aquicultura FCAVJ - UNESP

Possui Graduação em Biologia pela Universidade Santa Úrsula, Mestrado e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos na área de Limnologia. Pós-Doutorado pela Auburn University e Livre Docência em Manejo Ecológico em Aquicultura. Atualmente é pesquisador III da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1994-01-01

Edição

Seção

Artigos