Formigas de dunas e restingas da praia da Joaquina, Ilha de Santa Catarina, SC (Insecta: Hymenoptera)

Autores

  • Annete Bonnet Departamento de Biologia - UFSC
  • Benedito Cortês Lopes Departamento de Biologia - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Foi realizado um levantamento qualitativo da fauna de formigas nas dunas e restingas da Praia da Joaquina, Florianópolis, Ilha de Santa Catarina, totalizando 12 coletas, no período de 29/VIII/1990 a 13/IX/1991, com base principalmente em coletas manuais em areia e em vegetação herbácea e arbustiva. Obteve-se um total de 20 gêneros com 33 espécies, distribuídas nas seguintes subfamílias: Myrmicinae (14 espécies), Formicinae (9), Dolichoderinae (4), Ponerinae (4) e Pseudomyrmecinae (2). Branchymyrmex e Camponotus (Formicinae), Dorymyrmex (Dolichoderinae) e Solenopsis (Myrmicinae) apresentaram um valor de 100% de frequência absoluta de captura.

Biografia do Autor

Annete Bonnet, Departamento de Biologia - UFSC

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutorado e Pós-Doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná.

Mais informações no Currículo Lattes.

Benedito Cortês Lopes, Departamento de Biologia - UFSC

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas, Mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1993-01-01

Edição

Seção

Artigos