Aspectos do comportamento de Athene Cunicularia (Molina, 1782) (Alves: Strigidae), na restinga da Praia da Joaquina, Ilha de Santa Catarina, SC

Autores

  • Marcelo Soares Bolsista do Departamento de Apoio à Pesquisa - UFSC
  • Arthur Fonseca Schiefler Bolsista do Departamento de Apoio à Pesquisa - UFSC
  • Alfredo Ximenez Departamento de Biologia - Laboratório de Mamíferos Aquáticos - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O comportamento da coruja-buraqueira, (Athene cunicularia) foi estudado na restinga da praia da Joaquina, entre os meses de abril de 1989 a setembro de 1990 onde abordaram-se aspectos relativos a períodos de atividades, comportamento de caça e a construção de tocas. Foi observado que as aves gastam de 72% de seu tempo nas proximidades das tocas, principalmente com atividades de repouso. O restante do tempo (28%), as corujas gastam com atividades de forrageamento, sendo que esta ocorre principalmente no crepúsculo. São descritos três métodos de caça utilizados pelas aves. A construção de tocas é feita pelas corujas através da escavação da areia com as patas. As tocas são utilizadas para nidificação e proteção dos filhotes.

Biografia do Autor

Arthur Fonseca Schiefler, Bolsista do Departamento de Apoio à Pesquisa - UFSC

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Pós-graduado em Gestão Ambiental pela Faculdade Capivari - FUCAP. Atualmente é consultor ambiental da Fundação de Apoio á Educação, Pesquisa e Extensão da UNISUL.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1992-01-01

Edição

Seção

Artigos