Facilitação social na escavação do solo por pequenos grupos de obreiras Atta sexdens rubropilosa

Autores

  • Maria Margarida Pereira Rodrigues Universidade Federal do Espírito Santo
  • Fernando Leite Ribeiro Departamento de Psicologia Experimental - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar se as condições sociais afetavam a escavação de obreiras colocadas em pequenos grupos. As obreiras eram colocadas, em grupo ou solitariamente, em caixas experimentais contendo terra e alimento. Durante 5 dias foram registrados o número de túneis escavados e os aprofundamentos desses túneis. Obtivemos que a extensão média per capita escavada por obreiras em condição grupo foi maior que a extensão média per capita escavada por solitárias. Essa diferença, no entanto, não foi considerada estatisticamente significativa. O número de túneis de caixa, por outro lado, não aumenta proporcionalmente com o número de obreiras. Essa concentração da escavação é provavelmente um indício de organização e, talvez resulte da atração que túneis iniciados exercem sobre as obreiras.

Biografia do Autor

Maria Margarida Pereira Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento.

Mais informações no Currículo Lattes.

Fernando Leite Ribeiro, Departamento de Psicologia Experimental - Universidade de São Paulo

Bacharel e Licenciado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo e Doutor em Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. É Professor do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1991-01-01

Edição

Seção

Artigos