A cidadania na proposta educacional de qualidade: a avaliação da Responsabilidade Social como forma de mediação

Autores

  • Naira Tomiello UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2008v9n95p23

Resumo

A modernidade expressa na “fluidez”, no “risco” e na “desregulamentação” provoca transformações que atingem o sistema educacional de forma estrutural e valorativa. No turbilhão de mudanças, as questões voltam-se à gênese: que sociedade queremos? E que alunos devemos formar? No caso das Instituições de Ensino Superior (IES), esses questionamentos consubstanciam a reavaliação das práticas por meio de medidas do Estado e, de forma indissociável, por meio do princípio da autonomia das instituições. O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) institui um processo avaliativo sistêmico e dialógico, que tem o propósito de fomentar e disseminar uma cultura voltada para a qualidade nas instituições de ensino público e privado, a partir de referenciais “universais” e “particulares”. Pragmaticamente, distingue dez “dimensões” como foco observacional, entre elas, o objeto deste estudo: a dimensão de Responsabilidade Social. Esta sinaliza um “novo contrato social” entre a sociedade e as IES, que deve ser avaliado pelos impactos que gera: impacto do funcionamento organizacional (gestão); impacto educativo (ensino); Impacto da produção do saber (pesquisa); impacto social (extensão). O “princípio responsabilidade” atende a questionamentos: por quê, perante quem e de que modo somos responsáveis? Os deveres e direitos são constitutivos desse princípio, que se formalizam na concepção de “cidadania”. Nesse percurso, apresenta-se o objetivo desta pesquisa, que consiste em avaliar a responsabilidade social do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC) como mediação para a educação de qualidade e cidadania. Vale destacar que o CESUSC origina-se de uma proposta diferenciada, calcada nos preceitos dos Direitos Humanos.

Biografia do Autor

Naira Tomiello, UFSC

Doutoranda no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas. Mestre em Administração de Empresas. Graduada em Ciências Sociais e em Filosofia.

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Publicado

2008-12-16

Edição

Seção

Artigos