Novos atores em cena e a reconfiguração dos conflitos sociais e do debate do desenvolvimento no Brasil e na Amazônia: a emergência do Movimento dos Atingidos por Barragens

Autores

  • Sérgio Roberto Moraes Corrêa Universidade do Estado do Pará (UEPA)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2015v16n108p113

Resumo

O presente texto faz parte de uma pesquisa de dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE-UFPB). Esse texto trata de analisar o Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) como um novo ator social na cena pública brasileira, focando em particular a sua experiência na Amazônia. Com isso, pretende-se identificar em que medida e sob que perspectiva esse Movimento contribui para inscrever e impulsionar a reconfiguração de novos conflitos sociais na dinâmica socioterritorial deste país e da Amazônia e provocar inflexões no debate em torno do tema do desenvolvimento. Para tanto, essa pesquisa teve uma abordagem qualitativa, envolvendo pesquisa documental e de campo. O locus da pesquisa foi o município de Tucuruí, no Estado do Pará, onde foi construída a Usina Hidrelétrica de Tucuruí (UHT), um dos grandes projetos do modelo e da política desenvolvimentista conservadora do regime militar (1964-1985).

Biografia do Autor

Sérgio Roberto Moraes Corrêa, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Docente-Pesquisador da Universidade do Estado do Pará, vinculado ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais. Doutor em Ciências Sociais pela UFCG.

Downloads

Publicado

2016-09-21