Práticas da cultura digital e inclusão: um relato de jovens em situação de vulnerabilidade social

Autores

  • Rosana Vieira de Souza Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Universidade FEEVALE
  • Sílvia Fighera de Medeiros FEEVALE

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2015v16n109p50

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre a apropriação da cultura digital por jovens em situação de vulnerabilidade social. Discute-se de que maneiras estes indivíduos vêm lidando com os desafios da chamada inclusão digital bem como a importância que a internet e os sites de redes sociais alcançaram no seu cotidiano. A partir de pesquisa qualitativa com entrevistas em profundidade junto a jovens em uma das regiões mais pobres da cidade de Porto Alegre, observou-se que o acesso às redes digitais não pressupõe o fim da divisão digital, mas constitui um passo fundamental em direção a uma maior equidade social. 

Biografia do Autor

Rosana Vieira de Souza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Universidade FEEVALE

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestra em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Especialista em Marketing pela ESPM-RS.
 Professora nos cursos de Publicidade e Propaganda da UNISINOS e FEEVALE.

Sílvia Fighera de Medeiros, FEEVALE

Especialista em Cultura Digital e Redes Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bacharela em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2017-04-25

Edição

Seção

Artigos