Sobre os monumentos escultóricos: por uma pedagogia da memória
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8951.2015v16n109p62Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre os suportes esculto?ricos que adquirem a qualidade de monumento, ale?m de refletir sobre a sua func?a?o pedago?gica. Sendo assim, alguns apontamentos sobre a relac?a?o conceitual entre memo?ria e histo?ria mostram-se fundamentais para pensar sobre os monumentos. Em complemento, discute-se a distinc?a?o entre monumento e monumento histo?rico. Em seguida, discorre-se sobre a func?a?o pedago?gica dos monumentos, tomando como exemplo ilustrativo o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (monumento aos pracinhas) localizado no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro e o monumento fu?nebre de Ary Barroso localizado no cemite?rio Sa?o Joa?o Batista de Botafogo, Rio de Janeiro. Por fim, apresenta-se uma proposta interdisciplinar ao incluir os monumentos na pra?tica pedago?gica, ressaltando a existe?ncia de vantagens e desafios que os seguintes atores - aluno, professor e biblioteca?rio - podem se deparar, ale?m de considerar o u?ltimo essencial no processo educacional proposto.
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