Redes de Saberes: Pensamento Interdisciplinar

Autores

  • Cristina Novikoff Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - UNIGRANRIO
  • Marcus Alexandre de Pádua Cavalcanti Unigranrio

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2016v17n110p42

Resumo

O artigo discute a importância da articulação entre diferentes conhecimentos sob a perspectiva de redes e propõem que saberes práticos e teóricos pode habitar um mesmo espaço, se influenciando mutuamente. Portanto, objetiva demonstrar que o fenômeno que a princípio parece objeto de estudo de uma única disciplina, também pode ser estudado por outras, evidenciando que modificações e influências mútuas ocorrem quando diferentes modalidades de conhecimentos convivem em um mesmo trabalho. Para tal desafio são apresentados argumentos propositivos de conexão entre as disciplinas, como instrumentos praxiológico, para promover a superação do saber fragmentado. Aduz-se a educação interdisciplinar como práxis contemporânea do saber. A crítica à fragmentação dos saberes é sustentada nas discussões epistemológicas acerca da complexidade e dos paradigmas do conhecimento, em especial, na derivação do pensamento a partir da filosofia de Deleuze e Guattari, que se configura como uma prática rizomática, em contraponto ao modelo epistemológico arbóreo cartesiano. 

Biografia do Autor

Cristina Novikoff, Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - UNIGRANRIO

Pós-doutorado em Educação pela FEBFE/UERJ (2013). Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUCSP (2006). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro pela UERJ (2002). Atua na Escola de Educação, Ciências, Letras, Artes e Humanidades e no Programa de Pós-graduação no Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Humanidades, Culturas e Artes/Unigranrio. Professora de Produtividade em Pesquisa 1A – Funadesp. Coordenadora do Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES/Unigranrio.

Marcus Alexandre de Pádua Cavalcanti, Unigranrio

Doutorando em Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO - Mestrado em Letras e Ciências Humanas pela UNIGRANRIO - Bolsista CAPES. Especialista em Filosofia pela Universidade Gama Filho / Pós - Graduação Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Faculdade de Educação da Serra Possui Formação em Psicanálise Clínica pela ANPC - Associação Nacional de Psicanálise Clínica Possui graduação em Teologia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil Professor na área de Filosofia e Sociologia Assessoria ao Centro Social Proesf em 2012 e 2013 - Atua em Projeto Educação e Saúde da Familia localizado na Baixada Fluminense - Duque de Caxias, atuando na área de Educação e atendimento psicanalítico a famílias e jovens da comunidade.

Downloads

Publicado

2017-08-18