Freud e Lady Macbeth

Autores

  • Rafael Raffaelli UFSC - Florianópolis - SC
  • Beatriz Schmidt UFSC - Florianópolis - SC

Resumo

O presente estudo é uma revisão das formulações freudianas sobre a peça Macbeth, de William Shakespeare, avançando, especialmente, na interpretação das motivações de Lady Macbeth – personagem que, segundo Freud, é um exemplo típico de personalidade que entra em derrocada ao alcançar o que ambiciona. São levantados aspectos adicionais, a partir das considerações de Harold Bloom, que visam avançar alguns pontos não contemplados nas teses freudianas concernentes à tragédia sem, contudo, invalidá-las. Ressalta-se ainda o caráter especulativo da análise da personalidade de uma personagem de peça teatral, tendo em vista que nenhuma interpretação pode afirmar-se como definitiva.

Biografia do Autor

Rafael Raffaelli, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Psicologia pela PUC - SP (1977), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela PUC - SP (1983) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC - SP (1988). É professor titular da UFSC e Coordenador da Área de Concentração Arte: Imaginário Simbólico do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Beatriz Schmidt, UFSC - Florianópolis - SC

Estudante do curso de graduação em Psicologia da UFSC. Atua principalmente nos seguintes temas: processos comportamentais relacionados à depressão, Psicologia da Saúde e Hospitalar.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigos