https://periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/issue/feedCadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas2018-08-31T15:09:40+00:00Maria del Carmen Cortizoportaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.brOpen Journal Systems<p align="justify">Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas foi uma publicação semestral de trabalhos inéditos relacionados à interdisciplinaridade. Sua proposta foi divulgar o conhecimento interdisciplinar, bem como trabalhos e pesquisas que articulem diferentes áreas, em especial nas Ciências Humanas e nas Artes. </p> <p align="justify"><strong>Informamos que a Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas foi descontinuada, e apenas constará como histórico, sem recebimento ou publicação de novos artigos.</strong></p>https://periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1984-8951.2016v17n110p1Apresentação2017-12-19T11:32:22+00:00Maria del Carmen CortizoApresentação2017-08-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Maria del Carmen Cortizohttps://periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1984-8951.2016v17n110p2A dinâmica de múltiplos interferentes na atividade laboral: Estudo de uma comunidade tradicional2018-08-31T15:09:40+00:00Hellen Silva de AzevedoManuel Vazquez Vidal JrAlexandre de Azevedo<p class="NoSpacing">Com os objetivos de identificar os fatores dinâmicos que interferem localmente a realização da atividade pesqueira e aquícola da comunidade tradicional da Praia Rasa, Armação dos Búzios-RJ, este trabalho propõe um estudo da dinâmica interacionista em ambiente pesqueiro e aquícola marítimo. Para isso foram utilizadas entrevistas individuais, no modelo semiestruturado, com aquicultores da Praia Rasa e aplicação de questionários com os pescadores artesanais da mesma praia, além da percepção das visitas <em>in loco</em> e a aplicação de análise de conteúdo ao material coletado. Conclui-se que os fatores de maior interferência da dinâmica da comunidade aquícola e pesqueira da Praia Rasa, Armação dos Búzios-RJ, estão relacionados ao turismo, a especulação imobiliária, as atividades petrolíferas da região, a submissão do trabalho ao capital e aos mitos e ritos desenvolvidos nessa comunidade.</p>2017-08-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Hellen Silva de Azevedo, Manuel Vazquez Vidal Jr, Alexandre de Azevedohttps://periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1984-8951.2016v17n110p18Representações do “Rural”: como definir este espaço em meio a maior complexidade da rede de “interdependências”?2017-12-19T11:32:22+00:00Francisco Gildevan Holanda do Carmo<p>O artigo destaca principais contribuições de Norbert Elias para analisar os espaços rurais brasileiros, expressando sua complexidade e relação com os ambientes citadinos. Utilizaram-se os conceitos de configuração e interdependência. O texto expressa a dinamicidade na constituição destes espaços. O artigo inclui análises dedicadas aos espaços rurais. Indica-se uma heterogeneidade dos mesmos relacionada às novas relações que estes espaços estabelecem com o urbano. Ao rural são atribuídas diferentes funções nesta configuração. Exemplos destacados são sua importância para preservação do meio ambiente e patrimônio cultural, prática do turismo, lazer. Aponta-se que ao compreender este espaço como parte de uma configuração maior, englobando campo e cidade, as análises de Elias permitem apreender as complexas relações estabelecidas entre os espaços. Estes se influenciam, se transformam. Definir o rural não é uma tarefa simples diante da complexidade da sua rede de interdependência, da constituição de novas ruralidades.</p>2017-08-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Francisco Gildevan Holanda do Carmohttps://periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1984-8951.2016v17n110p27Educação ambiental efetiva: a relação do homem com a natureza e a necessária mudança de atitudes e de valores éticos e morais2017-12-19T11:32:22+00:00Vinicius Diniz e Almeida RamosMárcio Oliveira Portella<p>Desde a antiguidade, a filosofia procura compreender e interpretar a relação do homem com a natureza. A teoria socrática, por exemplo, introduz a ideia da moral, sobre a qual se edificam a ética e o direito. O racionalismo, por sua vez, domina os séculos XVII e XVIII, disseminando a ideia da natureza como máquina. Na contemporaneidade, a moralidade é vista como a capacidade, própria do homem, em controlar seus impulsos e desejos: o homem racional molda seus desejos à razão. Nesse espeque, é preciso repensar a educação ambiental (já consagrada em normas constitucionais e infraconstitucionais) como meio de promover uma nova relação do ser humano com a natureza, a partir das mudanças de atitudes e dos valores éticos e morais. Para tanto, imprescindível que o meio ambiente seja visto como parte integrante de um escopo maior, no qual estão presentes outros valores sociais, como a cultura, a política e a economia. Este é o papel da educação ambiental: promover mudanças de atitudes e de valores éticos e morais, desencadeando novos comportamentos, mais alinhados à preservação ambiental e à sobrevivência da própria espécie humana.</p>2017-08-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Vinicius Diniz e Almeida Ramos, Márcio Oliveira Portellahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1984-8951.2016v17n110p42Redes de Saberes: Pensamento Interdisciplinar2017-12-19T11:32:22+00:00Cristina NovikoffMarcus Alexandre de Pádua Cavalcanti<p>O artigo discute a importância da articulação entre diferentes conhecimentos sob a perspectiva de redes e propõem que saberes práticos e teóricos pode habitar um mesmo espaço, se influenciando mutuamente. Portanto, objetiva demonstrar que o fenômeno que a princípio parece objeto de estudo de uma única disciplina, também pode ser estudado por outras, evidenciando que modificações e influências mútuas ocorrem quando diferentes modalidades de conhecimentos convivem em um mesmo trabalho. Para tal desafio são apresentados argumentos propositivos de conexão entre as disciplinas, como instrumentos praxiológico, para promover a superação do saber fragmentado. Aduz-se a educação interdisciplinar como práxis contemporânea do saber. A crítica à fragmentação dos saberes é sustentada nas discussões epistemológicas acerca da complexidade e dos paradigmas do conhecimento, em especial, na derivação do pensamento a partir da filosofia de Deleuze e Guattari, que se configura como uma prática rizomática, em contraponto ao modelo epistemológico arbóreo cartesiano. </p>2017-08-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Cristina Novikoff, Marcus Alexandre de Pádua Cavalcantihttps://periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1984-8951.2016v17n110p52Semeando ideias: juventude e teatro em um assentamento cearense2017-12-19T11:32:22+00:00Alexandre BarbalhoCamila Garcia<p>O objetivo deste artigo é analisar como jovens do assentamento Maceió, ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e localizado no litoral oeste do Ceará, constitui suas relações de pertencimento, bem como suas identidades, por meio do grupo de teatro Sementes da Arte. Partindo do pressuposto de que tal atividade cultural funciona como geradora de práticas sociais, identitárias e políticas juvenis, procuramos compreender como o teatro atua como mediador da relação campo e cidade. Para tanto, recorremos, além da pesquisa bibliográfica, à pesquisa de campo, com elaboração de diário, entrevistas com lideranças locais e grupo focal com os 12 jovens participantes do referido grupo teatral.</p><p> </p>2017-08-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Alexandre Barbalho, Camila Garciahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1984-8951.2016v17n110p64Promoção da memória social a partir de documentos arquivísticos em centros de memória do Poder Judiciário Federal brasileiro: em foco a memória, o patrimônio e a informação2017-12-19T11:32:22+00:00Rodrigo Costa Japiassu<p>Apontam-se alguns fundamentos teóricos para o desenvolvimento do trabalho de promoção da memória social com documentos arquivísticos. Considerando-se a memória como uma construção social e processual, relaciona-se memória e arquivo para a problematização de caminhos para o trabalho desnaturalizado destes documentos, perpassados pelas perspectivas do patrimônio e da informação. Verifica-se como a história dos arquivos e a escrita contribuíram para a formação dos lugares da memória de Pierre Nora, bem como o surgimento de diversos sentidos sobre memória. Articulou-se patrimônio à memória, tentando-se obter, a partir da discussão acerca dos valores patrimoniais, elementos para se pensar os processos de patrimonialização de documentos arquivísticos e a construção desnaturalizada da memória social e da informação sobre estes documentos.</p>2017-08-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Rodrigo Costa Japiassu, Rodrigo Costa Japiassuhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1984-8951.2016v17n110p78Conferências Estaduais de Saúde em Santa Catarina: memória e perfil sócio-político dos delegados2017-12-19T11:32:22+00:00Tânia Regina Kruger<p>O objetivo deste texto é<strong> </strong>refletir sobre o significado das Conferências de Saúde no contexto do SUS e de apresentar elementos da memória das Conferências sete Estaduais de Saúde em Santa Catarina. Para recuperar dados objetivos das Conferências Estaduais de Saúde que começaram a acontecer após da regulamentação do SUS em 1990 foi realizada pesquisa bibliográfica e documental para recuperar dados do seu processo organizativo. O texto se completa com a apresentação comparativa do perfil sócio-político dos participantes da 5ª e 6ª Conferência Estadual de Saúde de Santa Catarina realizadas em 2007 e 2011 respectivamente. A pesquisa contempla dados dos quatro segmentos participantes (usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços privados), em relação ao sexo, idade, formação, ocupação e participação política. </p><p> </p>2017-08-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2017 Tânia Regina Kruger