Aprendizado em bairros populares: notas de pesquisa e teoria

Autores

  • Paulo J. Krischke UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2008v9n95p5

Resumo

Este estudo avalia algumas abordagens teóricas ao aprendizado político, para utilizá-las em situações de exclusão social, conflito e organização popular. O foco da pesquisa é um grupo de bairros de baixa renda no centro da cidade de Florianópolis, Santa Catarina. Um desses bairros é apresentado na primeira parte do trabalho. A segunda parte considera a abordagem ao estudo do aprendizado entre as lideranças. A terceira examina a abordagem que estuda o aprendizado na cultura política da população. A quarta apresenta uma abordagem alternativa ao aprendizado político, derivada da teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas. O artigo sublinha questões teóricas relacionadas ao aprendizado político, buscando soluções práticas aos problemas da organização popular. O objetivo é compreender melhor como evolui esse processo de organização, e o que deveria ser feito para apoiar e aperfeiçoar o seu desenvolvimento.

Biografia do Autor

Paulo J. Krischke, UFSC - Florianópolis - SC

O autor é doutor (Ph.D.) em ciência política pela universidade de York (Canadá) e professor do doutorado interdisciplinar em ciências humanas (UFSC, Florianópolis).

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Publicado

2008-12-16

Edição

Seção

Artigos