Violência Intrafamiliar contra Criança e Adolescente: O papel do profissional de Enfermagem e Serviço Social

Conteúdo do artigo principal

Leonardo Magela Lopes Matoso
Monica Betânia Lopes Matoso
Edilane Maria Pereira da Rocha
Bruna Gabriela de Souza Carvalho

Resumo

A violência intrafamiliar é um problema de saúde pública, podendo ser expressa nas formas física, sexual, psicológica e por negligência. Conduzimos estudo que teve como objetivo discutir o papel do profissional de enfermagem e serviço social diante das crianças vítimas de violência intrafamiliar. Trata-se de uma revisão bibliográfica de teor descritivo, onde se elencaram dez artigos, de acordo com os critérios de inclusão: artigos completos, em português e obtidos exclusivamente em periódicos de enfermagem e serviço social. A violência contra a criança é um fenômeno de difícil detecção, pois ocorre dentro do lar. Crianças ainda são vistas como propriedades dos pais, antes de seres humanos. É importante identificar as características das famílias agressoras e as consequências que os maus-tratos contra crianças têm no seu desenvolvimento e vida adulta. O enfermeiro e assistentes sociais tem atribuições relevantes em relação ao enfrentamento deste fenômeno, pois está envolvido em todas as etapas, da prevenção aos cuidados com as vítimas.

Detalhes do artigo

Como Citar
LOPES MATOSO, Leonardo Magela; LOPES MATOSO, Monica Betânia; PEREIRA DA ROCHA, Edilane Maria; DE SOUZA CARVALHO, Bruna Gabriela. Violência Intrafamiliar contra Criança e Adolescente: O papel do profissional de Enfermagem e Serviço Social. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 71–86, 2014. DOI: 10.5007/cbsm.v6i13.68509. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68509. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Leonardo Magela Lopes Matoso, Universidade Potiguar - UnP, Campus Mossoró - RN

Acadêmico do curso de Enfermagem na Universidade Potiguar-UNP, campus Mossoró (2011).Formado no curso técnico de Enfermagem da Escola Thereza Néo. Possuiu experiências como monitor bolsista, no âmbito das bases biológicas da enfermagem como: Biologia celular e molecular,Bioquímica, Fisiologia, Patologia e Farmacologia. Atualmente esta inserido no PIBIC, do Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró.