Vozes da loucura: Reflexões críticas a partir de narrativas de pessoas que viveram uma internação psiquiátrica

Conteúdo do artigo principal

Anne Crystie da Silva Miranda
http://orcid.org/0000-0001-7445-5831
Barbara Eleonora Bezerra Cabral
http://orcid.org/0000-0002-7941-5633

Resumo

Esta pesquisa qualitativa buscou refletir sobre os sentidos da loucura, partindo da perspectiva de pessoas que viveram uma internação psiquiátrica. Com o advento da Reforma Psiquiátrica, a desautorização sofrida pela figura do louco para falar a verdade sobre si, em meio ao pensamento médico positivista, é posta em questão. Em seu processo histórico de patologização, a loucura tem sido alvo de cuidados que se instituíram com pouca ênfase à experiência do “enlouquecer” tal como vivida. Sob uma ótica fenomenológica existencial, acredita-se que ouvir as “vozes da loucura” constitui uma via essencial para que as práticas em saúde sejam modificadas, com possibilidades de ressignificar a atuação do profissional cuidador. Tendo em vista que a experiência da loucura ainda é comumente relacionada ao internamento, recorreu-se à metodologia dos relatos orais, tomando-se como matéria-prima a narração de quatro pessoas que já foram internadas em instituição psiquiátrica acerca da experiência da loucura. Com o aporte metodológico da Analítica do Sentido, de Critelli (2006), os resultados foram discutidos a partir de quatro macrodimensões (Loucura e experiência; Loucura e saber científico-profissional; Modos de cuidado à pessoa antes, durante e depois da crise e Outras dimensões que atravessam a compreensão de loucura), sinalizando a condição multifacetada da loucura, o poder dos estigmas, a sobreposição da razão médica à experiência e, dentre outras reflexões, a importância de o usuário dizer do seu próprio cuidado para que práticas mais efetivas sejam articuladas nas redes de apoio às pessoas que atravessam essa experiência.

Detalhes do artigo

Como Citar
MIRANDA, Anne Crystie da Silva; CABRAL, Barbara Eleonora Bezerra. Vozes da loucura: Reflexões críticas a partir de narrativas de pessoas que viveram uma internação psiquiátrica. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 8, n. 19, p. 42–66, 2016. DOI: 10.5007/cbsm.v8i19.69056. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69056. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Número Temático: A terapêutica e a natureza do terapêutico
Biografia do Autor

Anne Crystie da Silva Miranda, Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco

Bacharela em Psicologia com formação de psicóloga pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (2014), com ênfase em Processos Clínicos e Saúde Coletiva, e residente pela Residência Multiprofissional em Saúde Mental - RMSM também na UNIVASF (2015-2016).

Barbara Eleonora Bezerra Cabral, Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduação em Psicologia pela UFPE (1997), Curso de Especialização em Saúde Pública pelo CPqAM/FIOCRUZ (1998), Mestrado em Psicologia Clínica pela UNICAP (2004) e Doutorado em Psicologia pela UFES (2011). Atualmente compõe o corpo docente do Colegiado de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Petrolina-PE, além de integrar o Colegiado das Residências Multiprofissionais em Saúde da referida instituição.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)